Lista de Exercícios de Conjuntos Númericos com Gabarito

Os conjuntos numéricos são essenciais no ensino de matemática e proporcionam uma base sólida para o desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos. Nesta atividade, trazemos uma série de exercícios sobre os diferentes tipos de conjuntos numéricos – naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais – para que os professores possam aplicá-los diretamente em sala de aula ou adaptá-los conforme as necessidades de suas turmas. Esses exercícios foram pensados para facilitar o entendimento dos alunos e estimular a prática com situações do cotidiano, tornando o aprendizado mais dinâmico e eficaz.

Exercícios sobre Conjuntos Numéricos

  1. Classificação de números
    Classifique os seguintes números nos conjuntos numéricos apropriados (N = naturais, Z = inteiros, Q = racionais, R = reais, I = irracionais):
    a) 3
    b) -5
    c) 7/2
    d) √2
    e) 0
    Gabarito:
    a) N, Z, Q, R
    b) Z, Q, R
    c) Q, R
    d) I, R
    e) N, Z, Q, R
  2. Interseção de conjuntos
    Dados os conjuntos A = {1, 2, 3, 4, 5} e B = {3, 4, 5, 6, 7}, determine a interseção entre A e B.
    Gabarito:
    A ∩ B = {3, 4, 5}
  3. União de conjuntos
    Dados os conjuntos C = {1, 2, 3} e D = {4, 5, 6}, determine a união entre C e D.
    Gabarito:
    C ∪ D = {1, 2, 3, 4, 5, 6}
  4. Conjunto complementar
    Se o conjunto universal U = {1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8} e A = {2, 4, 6}, determine o complementar de A.
    Gabarito:
    A’ = {1, 3, 5, 7, 8}
  5. Números racionais e irracionais
    Qual dos números a seguir é irracional?
    a) 5
    b) 1/3
    c) π
    d) 0.25
    Gabarito:
    c) π
  6. Números inteiros e naturais
    O número -8 pertence a qual(is) conjunto(s)?
    Gabarito:
    Pertence ao conjunto dos inteiros (Z), mas não ao conjunto dos naturais (N).
  7. Comparação entre números racionais
    Qual número é maior: 5/8 ou 3/4?
    Gabarito:
    3/4 > 5/8
  8. Pergunta: Qual é a interseção dos conjuntos A e B?

Gabarito:
A ∩ B = {3, 4}

  1. Qual dos números a seguir não pertence ao conjunto dos números irracionais?
    • a) √3
    • b) π
    • c) √16
    • d) e (número de Euler)
    • Gabarito:
    • c) √16 (pois é igual a 4, que é um número racional)
  2. Entre os números 2/7, √5, -8, e 0.333…, quais pertencem ao conjunto dos racionais?
    Gabarito:
    2/7, -8, e 0.333… pertencem ao conjunto dos racionais.
  3. Pertinência de conjuntos
    O número 0 pertence ao conjunto dos naturais? Justifique sua resposta.
    Gabarito:
    Sim, 0 pertence ao conjunto dos naturais (N), pois os números naturais incluem o 0.
  4. Diferença entre conjuntos
    Dados os conjuntos E = {1, 2, 3, 4, 5} e F = {4, 5, 6, 7}, calcule E – F.
    Gabarito:
    E – F = {1, 2, 3}
  5. Identificação de subconjuntos
    O conjunto dos números inteiros (Z) é subconjunto dos números racionais (Q)? Justifique.
    Gabarito:
    Sim, todo número inteiro pode ser expresso como uma fração (racional), então Z ⊂ Q.
  6. Números decimais
    O número 0.333… é considerado racional ou irracional? Justifique.
    Gabarito:
    Racional, pois pode ser expresso como a fração 1/3.
  7. Classificação de números em conjuntos numéricos
    Considere os números: -7, 1.5, 0, √9. Classifique cada um deles nos conjuntos numéricos correspondentes (N = naturais, Z = inteiros, Q = racionais, I = irracionais, R = reais).
    Gabarito:
    -7: Z, Q, R
    1.5: Q, R
    0: N, Z, Q, R
    √9: N, Z, Q, R (pois √9 = 3)
  8. Desigualdades com conjuntos
    Se A = {x ∈ Z | x < 5} e B = {x ∈ Z | x ≥ 3}, determine A ∩ B.
    Gabarito:
    A ∩ B = {3, 4}

Os exercícios propostos visam não apenas reforçar os conceitos sobre conjuntos numéricos, mas também estimular o raciocínio crítico e a habilidade de resolução de problemas dos alunos. Professores podem adaptar essas atividades conforme o nível de dificuldade de suas turmas, promovendo uma compreensão sólida e prática dos conjuntos numéricos no cotidiano.

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