De acordo com a BNCC (EF07CI01), no 7º ano do Ensino Fundamental os alunos devem discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.
As máquinas simples, como alavancas, roldanas, rodas e eixos, planos inclinados, parafusos e cunhas, estão presentes na vida humana desde a Antiguidade, tornando tarefas difíceis muito mais fáceis de executar. Nesta proposta, apresentamos uma atividade completa para explorar o tema em sala de aula, conectando ciência, história e criatividade, com exercícios que estimulam o pensamento crítico e a aplicação prática do conhecimento.
Introdução explicativa
Desde os tempos mais antigos, o ser humano buscou maneiras de facilitar o trabalho e reduzir o esforço físico. Para isso, desenvolveu dispositivos que hoje conhecemos como máquinas simples: alavancas, roldanas, rodas e eixos, planos inclinados, parafusos (roscas) e cunhas.
Essas máquinas não produzem energia, mas transformam e direcionam forças, permitindo que tarefas pesadas ou complexas sejam realizadas com mais eficiência.
Ao longo da história, elas foram essenciais para grandes construções, como as pirâmides do Egito, e continuam presentes no nosso dia a dia em objetos como tesouras, abridores, carrinhos de mão e elevadores.
Compreender o funcionamento das máquinas simples é também um convite para a criatividade, permitindo imaginar soluções e invenções para problemas atuais.
Atividade – Máquinas Simples no Cotidiano e na História
1. Explique com suas próprias palavras o que é uma máquina simples.
2. Cite três exemplos de máquinas simples que você utiliza no seu dia a dia.
3. As pirâmides do Egito foram construídas usando rampas de areia para transportar blocos de pedra.
- Que tipo de máquina simples é representada nesse caso?
4. Observe a imagem de um abridor de garrafa.
- Qual é a máquina simples que ele representa?
- Por que ele facilita a tarefa?
5. Relacione cada exemplo à máquina simples correspondente:
a) Tesoura
b) Parafuso
c) Carrinho de mão
d) Roldana de poço
( ) Plano inclinado
( ) Alavanca
( ) Roda e eixo
( ) Rosca
6. Um pedreiro precisa levantar um balde cheio de cimento até o segundo andar de uma construção. Qual máquina simples ele poderia usar para facilitar a tarefa?
7. Se você tivesse que inventar uma máquina simples para ajudar idosos a subir pequenas escadas, qual seria? Desenhe ou descreva sua ideia.
8. Analise: Por que as máquinas simples foram tão importantes no desenvolvimento das civilizações antigas?
9. Hoje temos máquinas complexas que utilizam várias máquinas simples ao mesmo tempo.
- Cite um exemplo e explique quais máquinas simples fazem parte dela.
10. Desafio: Imagine que não exista eletricidade. Quais máquinas simples você usaria para transportar um móvel pesado dentro de casa? Explique o passo a passo.
Gabarito sugerido
(Questões abertas permitem variações nas respostas)
- Dispositivo que facilita o trabalho, alterando a intensidade ou direção da força.
- Exemplos: tesoura, alicate, abridor, roldana, carrinho de mão.
- Plano inclinado.
- Alavanca; aumenta a força aplicada para abrir a garrafa.
- (c) Roda e eixo, (a) Alavanca, (d) Plano inclinado, (b) Rosca. (A ordem pode variar conforme correspondência)
- Roldana.
- Resposta pessoal (ex.: rampa móvel, plataforma inclinada).
- Porque permitiam realizar tarefas pesadas com menos esforço, ajudando na construção, transporte e agricultura.
- Bicicleta: roda e eixo, alavanca (pedais).
- Uso de roldanas, planos inclinados e alavancas para deslocar o móvel.
Conclusão
Trabalhar o tema das máquinas simples conforme a BNCC (EF07CI01) é uma oportunidade de integrar ciência, história e criatividade em uma única atividade. Ao compreender como esses dispositivos surgiram, evoluíram e continuam presentes no nosso dia a dia, os alunos desenvolvem não apenas conhecimento técnico, mas também a capacidade de propor soluções inovadoras para problemas reais.
Essa abordagem prática torna a aprendizagem mais significativa, aproximando o conteúdo escolar das vivências cotidianas e incentivando a curiosidade científica.