Atividade de Ciências – Máquinas Simples e Suas Aplicações

De acordo com a BNCC (EF07CI01), no 7º ano do Ensino Fundamental os alunos devem discutir a aplicação, ao longo da história, das máquinas simples e propor soluções e invenções para a realização de tarefas mecânicas cotidianas.

As máquinas simples, como alavancas, roldanas, rodas e eixos, planos inclinados, parafusos e cunhas, estão presentes na vida humana desde a Antiguidade, tornando tarefas difíceis muito mais fáceis de executar. Nesta proposta, apresentamos uma atividade completa para explorar o tema em sala de aula, conectando ciência, história e criatividade, com exercícios que estimulam o pensamento crítico e a aplicação prática do conhecimento.

Introdução explicativa

Desde os tempos mais antigos, o ser humano buscou maneiras de facilitar o trabalho e reduzir o esforço físico. Para isso, desenvolveu dispositivos que hoje conhecemos como máquinas simples: alavancas, roldanas, rodas e eixos, planos inclinados, parafusos (roscas) e cunhas.

Essas máquinas não produzem energia, mas transformam e direcionam forças, permitindo que tarefas pesadas ou complexas sejam realizadas com mais eficiência.
Ao longo da história, elas foram essenciais para grandes construções, como as pirâmides do Egito, e continuam presentes no nosso dia a dia em objetos como tesouras, abridores, carrinhos de mão e elevadores.

Compreender o funcionamento das máquinas simples é também um convite para a criatividade, permitindo imaginar soluções e invenções para problemas atuais.


Atividade – Máquinas Simples no Cotidiano e na História

1. Explique com suas próprias palavras o que é uma máquina simples.

2. Cite três exemplos de máquinas simples que você utiliza no seu dia a dia.

3. As pirâmides do Egito foram construídas usando rampas de areia para transportar blocos de pedra.

  • Que tipo de máquina simples é representada nesse caso?

4. Observe a imagem de um abridor de garrafa.

  • Qual é a máquina simples que ele representa?
  • Por que ele facilita a tarefa?

5. Relacione cada exemplo à máquina simples correspondente:
a) Tesoura
b) Parafuso
c) Carrinho de mão
d) Roldana de poço

( ) Plano inclinado
( ) Alavanca
( ) Roda e eixo
( ) Rosca

6. Um pedreiro precisa levantar um balde cheio de cimento até o segundo andar de uma construção. Qual máquina simples ele poderia usar para facilitar a tarefa?

7. Se você tivesse que inventar uma máquina simples para ajudar idosos a subir pequenas escadas, qual seria? Desenhe ou descreva sua ideia.

8. Analise: Por que as máquinas simples foram tão importantes no desenvolvimento das civilizações antigas?

9. Hoje temos máquinas complexas que utilizam várias máquinas simples ao mesmo tempo.

  • Cite um exemplo e explique quais máquinas simples fazem parte dela.

10. Desafio: Imagine que não exista eletricidade. Quais máquinas simples você usaria para transportar um móvel pesado dentro de casa? Explique o passo a passo.


Gabarito sugerido

(Questões abertas permitem variações nas respostas)

  1. Dispositivo que facilita o trabalho, alterando a intensidade ou direção da força.
  2. Exemplos: tesoura, alicate, abridor, roldana, carrinho de mão.
  3. Plano inclinado.
  4. Alavanca; aumenta a força aplicada para abrir a garrafa.
  5. (c) Roda e eixo, (a) Alavanca, (d) Plano inclinado, (b) Rosca. (A ordem pode variar conforme correspondência)
  6. Roldana.
  7. Resposta pessoal (ex.: rampa móvel, plataforma inclinada).
  8. Porque permitiam realizar tarefas pesadas com menos esforço, ajudando na construção, transporte e agricultura.
  9. Bicicleta: roda e eixo, alavanca (pedais).
  10. Uso de roldanas, planos inclinados e alavancas para deslocar o móvel.

Conclusão

Trabalhar o tema das máquinas simples conforme a BNCC (EF07CI01) é uma oportunidade de integrar ciência, história e criatividade em uma única atividade. Ao compreender como esses dispositivos surgiram, evoluíram e continuam presentes no nosso dia a dia, os alunos desenvolvem não apenas conhecimento técnico, mas também a capacidade de propor soluções inovadoras para problemas reais.

Essa abordagem prática torna a aprendizagem mais significativa, aproximando o conteúdo escolar das vivências cotidianas e incentivando a curiosidade científica.

Veja mais Atividades de Ciências

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima