Atividade de Ciências – Misturas Homogêneas e Heterogêneas para 6º ano

No 6º ano do Ensino Fundamental, conforme a habilidade EF06CI01 da BNCC, os estudantes devem ser capazes de classificar misturas de dois ou mais materiais como homogêneas ou heterogêneas, reconhecendo exemplos no dia a dia.
Compreender esse conceito é essencial para que eles percebam como os materiais interagem e se combinam, seja na cozinha, na indústria ou na natureza.
A atividade abaixo traz situações contextualizadas que ajudam a fixar o conteúdo, incentivando a observação e o pensamento científico.


Atividade – Misturas Homogêneas e Heterogêneas

  1. Complete:
    Uma mistura é homogênea quando ____________________________________________ e heterogênea quando ______________________________________________________________.
  2. A água com sal é um exemplo de mistura:
    a) Homogênea
    b) Heterogênea
  3. Ao misturar água e óleo, o resultado será:
    a) Uma única fase visível
    b) Duas fases visíveis
    c) Três fases visíveis
  4. Observe a imagem e marque a alternativa correta:
    a) Mistura homogênea
    b) Mistura heterogênea
Mistura óleo, água e areia
  1. Associe corretamente:
    1. Água e açúcarÁgua e areiaAr atmosféricoSal e ferro em pó
    ( ) Mistura heterogênea
    ( ) Mistura homogênea
    ( ) Mistura homogênea
    ( ) Mistura heterogênea
  2. Explique por que o leite, apesar de parecer uniforme, é considerado uma mistura heterogênea do tipo coloide.
  3. Qual das opções abaixo é mistura homogênea?
    a) Suco de laranja com bagaço
    b) Água com açúcar dissolvido
    c) Areia e pedrinhas
  4. Desafio prático:
    Peça aos alunos que misturem sal com água e observem o resultado. Depois, misturem areia com água.
    – O que muda na aparência?
    – Como podemos classificar cada mistura?

Gabarito

  1. apresentam apenas uma fase visível / apresentam duas ou mais fases visíveis
  2. a) Homogênea
  3. b) Duas fases visíveis
  4. b) Mistura heterogênea
  5. (4) Mistura heterogênea / (1) Mistura homogênea / (3) Mistura homogênea / (2) Mistura heterogênea
  6. Porque o leite contém pequenas gotículas de gordura dispersas na água, que não se dissolvem completamente, formando um coloide.
  7. b) Água com açúcar dissolvido
  8. Resposta esperada:
    – Sal + água: homogênea, pois o sal se dissolve completamente.
    – Areia + água: heterogênea, pois é possível ver as partículas separadas.

Conclusão

Ao trabalhar a classificação de misturas homogêneas e heterogêneas, o professor possibilita que o aluno conecte conceitos científicos à vida cotidiana.
Recomenda-se realizar experimentos simples em sala de aula ou laboratório, pois o contato visual e prático com as substâncias facilita a compreensão e a fixação do conteúdo.
Essa habilidade, presente na BNCC (EF06CI01), é base para o estudo de fenômenos químicos mais complexos nos anos seguintes.


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