No 6º ano do Ensino Fundamental, conforme a habilidade EF06CI01 da BNCC, os estudantes devem ser capazes de classificar misturas de dois ou mais materiais como homogêneas ou heterogêneas, reconhecendo exemplos no dia a dia.
Compreender esse conceito é essencial para que eles percebam como os materiais interagem e se combinam, seja na cozinha, na indústria ou na natureza.
A atividade abaixo traz situações contextualizadas que ajudam a fixar o conteúdo, incentivando a observação e o pensamento científico.
Atividade – Misturas Homogêneas e Heterogêneas
- Complete:
Uma mistura é homogênea quando ____________________________________________ e heterogênea quando ______________________________________________________________. - A água com sal é um exemplo de mistura:
a) Homogênea
b) Heterogênea - Ao misturar água e óleo, o resultado será:
a) Uma única fase visível
b) Duas fases visíveis
c) Três fases visíveis - Observe a imagem e marque a alternativa correta:
a) Mistura homogênea
b) Mistura heterogênea

- Associe corretamente:
- Água e açúcarÁgua e areiaAr atmosféricoSal e ferro em pó
( ) Mistura homogênea
( ) Mistura homogênea
( ) Mistura heterogênea - Explique por que o leite, apesar de parecer uniforme, é considerado uma mistura heterogênea do tipo coloide.
- Qual das opções abaixo é mistura homogênea?
a) Suco de laranja com bagaço
b) Água com açúcar dissolvido
c) Areia e pedrinhas - Desafio prático:
Peça aos alunos que misturem sal com água e observem o resultado. Depois, misturem areia com água.
– O que muda na aparência?
– Como podemos classificar cada mistura?
Gabarito
- apresentam apenas uma fase visível / apresentam duas ou mais fases visíveis
- a) Homogênea
- b) Duas fases visíveis
- b) Mistura heterogênea
- (4) Mistura heterogênea / (1) Mistura homogênea / (3) Mistura homogênea / (2) Mistura heterogênea
- Porque o leite contém pequenas gotículas de gordura dispersas na água, que não se dissolvem completamente, formando um coloide.
- b) Água com açúcar dissolvido
- Resposta esperada:
– Sal + água: homogênea, pois o sal se dissolve completamente.
– Areia + água: heterogênea, pois é possível ver as partículas separadas.
Conclusão
Ao trabalhar a classificação de misturas homogêneas e heterogêneas, o professor possibilita que o aluno conecte conceitos científicos à vida cotidiana.
Recomenda-se realizar experimentos simples em sala de aula ou laboratório, pois o contato visual e prático com as substâncias facilita a compreensão e a fixação do conteúdo.
Essa habilidade, presente na BNCC (EF06CI01), é base para o estudo de fenômenos químicos mais complexos nos anos seguintes.