De acordo com a BNCC (EF08CI01), é fundamental que os alunos do 8º ano sejam capazes de identificar e classificar as diferentes fontes de energia (renováveis e não renováveis) utilizadas em residências, comunidades e cidades. Essa habilidade busca aproximar a ciência do cotidiano, despertando nos estudantes a consciência sobre o impacto ambiental, econômico e social do uso de cada tipo de energia.
As fontes de energia renováveis, como a solar, eólica e hídrica, podem ser constantemente renovadas e são menos poluentes. Já as fontes não renováveis, como petróleo, carvão mineral e gás natural, possuem reservas limitadas e geram maiores impactos ambientais.
Com essa atividade, o professor terá a oportunidade de explorar o tema de forma prática, aproximando-o da realidade dos alunos.
Atividade – Fontes e Tipos de Energia
- Classificação: Marque com R para renovável e N para não renovável:
a) Carvão mineral
b) Energia solar
c) Gás natural
d) Energia eólica
e) Energia hidrelétrica
f) Petróleo - Explique, com suas palavras, qual é a principal diferença entre uma fonte de energia renovável e uma não renovável.
- Dê dois exemplos de uso de energia em sua casa e classifique cada um como derivado de fonte renovável ou não renovável.
- Complete as lacunas:
O Brasil possui grande potencial para o uso da energia ________, pois apresenta alta incidência de ________ ao longo do ano. - Associe corretamente cada fonte de energia à sua característica principal:
(1) Petróleo
(2) Energia solar
(3) Energia eólica
(4) Carvão mineral
(___) Movida pela radiação do Sol (___) Extraído do subsolo, gera poluentes
(___) Movida pela força dos ventos (___) Fonte fóssil usada na produção de combustíveis - Imagine que sua escola deseja reduzir a conta de energia elétrica. Sugira duas medidas práticas que poderiam ser adotadas.
- Uma cidade depende quase totalmente de usinas termelétricas movidas a carvão mineral. Cite dois impactos ambientais dessa escolha.
- Explique por que a diversificação da matriz energética é importante para um país como o Brasil.
Gabarito
- a) N – b) R – c) N – d) R – e) R – f) N
- Renováveis podem ser constantemente repostas pela natureza; não renováveis se esgotam e possuem reservas limitadas.
- Exemplos: energia elétrica para iluminação (renovável, se a matriz for hídrica); gás de cozinha (não renovável).
- Solar / radiação solar
- (2) – (4) – (3) – (1)
- Instalar lâmpadas LED; aproveitar luz natural; instalar painéis solares; desligar aparelhos em stand-by.
- Emissão de gases poluentes; aquecimento global; poluição atmosférica; problemas respiratórios na população.
- Reduz a dependência de uma única fonte; evita apagões; diminui impactos ambientais; garante segurança energética.
Conclusão
Trabalhar com a habilidade EF08CI01 possibilita que os alunos compreendam as diferentes formas de produção de energia, reflitam sobre a importância da sustentabilidade e percebam que suas escolhas diárias impactam diretamente no meio ambiente. Essa atividade ajuda a consolidar conceitos e a estimular a reflexão crítica, aproximando a ciência da realidade dos estudantes.