Atividade de Ciências sobre Fontes e Tipos de Energia para 8º Ano

De acordo com a BNCC (EF08CI01), é fundamental que os alunos do 8º ano sejam capazes de identificar e classificar as diferentes fontes de energia (renováveis e não renováveis) utilizadas em residências, comunidades e cidades. Essa habilidade busca aproximar a ciência do cotidiano, despertando nos estudantes a consciência sobre o impacto ambiental, econômico e social do uso de cada tipo de energia.

As fontes de energia renováveis, como a solar, eólica e hídrica, podem ser constantemente renovadas e são menos poluentes. Já as fontes não renováveis, como petróleo, carvão mineral e gás natural, possuem reservas limitadas e geram maiores impactos ambientais.

Com essa atividade, o professor terá a oportunidade de explorar o tema de forma prática, aproximando-o da realidade dos alunos.


Atividade – Fontes e Tipos de Energia

  1. Classificação: Marque com R para renovável e N para não renovável:
    a) Carvão mineral
    b) Energia solar
    c) Gás natural
    d) Energia eólica
    e) Energia hidrelétrica
    f) Petróleo
  2. Explique, com suas palavras, qual é a principal diferença entre uma fonte de energia renovável e uma não renovável.
  3. dois exemplos de uso de energia em sua casa e classifique cada um como derivado de fonte renovável ou não renovável.
  4. Complete as lacunas:
    O Brasil possui grande potencial para o uso da energia ________, pois apresenta alta incidência de ________ ao longo do ano.
  5. Associe corretamente cada fonte de energia à sua característica principal:
    (1) Petróleo
    (2) Energia solar
    (3) Energia eólica
    (4) Carvão mineral
    (___) Movida pela radiação do Sol (___) Extraído do subsolo, gera poluentes
    (___) Movida pela força dos ventos (___) Fonte fóssil usada na produção de combustíveis
  6. Imagine que sua escola deseja reduzir a conta de energia elétrica. Sugira duas medidas práticas que poderiam ser adotadas.
  7. Uma cidade depende quase totalmente de usinas termelétricas movidas a carvão mineral. Cite dois impactos ambientais dessa escolha.
  8. Explique por que a diversificação da matriz energética é importante para um país como o Brasil.

Gabarito

  1. a) N – b) R – c) N – d) R – e) R – f) N
  2. Renováveis podem ser constantemente repostas pela natureza; não renováveis se esgotam e possuem reservas limitadas.
  3. Exemplos: energia elétrica para iluminação (renovável, se a matriz for hídrica); gás de cozinha (não renovável).
  4. Solar / radiação solar
  5. (2) – (4) – (3) – (1)
  6. Instalar lâmpadas LED; aproveitar luz natural; instalar painéis solares; desligar aparelhos em stand-by.
  7. Emissão de gases poluentes; aquecimento global; poluição atmosférica; problemas respiratórios na população.
  8. Reduz a dependência de uma única fonte; evita apagões; diminui impactos ambientais; garante segurança energética.

Conclusão

Trabalhar com a habilidade EF08CI01 possibilita que os alunos compreendam as diferentes formas de produção de energia, reflitam sobre a importância da sustentabilidade e percebam que suas escolhas diárias impactam diretamente no meio ambiente. Essa atividade ajuda a consolidar conceitos e a estimular a reflexão crítica, aproximando a ciência da realidade dos estudantes.


Veja mais Atividades de Ciências aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima