Atividade de Ciências sobre Temperatura, Calor e Sensação Térmica para 7º Ano

Ao trabalhar conceitos como temperatura, calor e sensação térmica, é comum que os alunos façam confusão entre eles, já que todos se relacionam com situações cotidianas, como sentir frio ou calor, medir a temperatura com termômetros ou observar a troca de energia entre corpos. Esta atividade tem como objetivo auxiliar os estudantes a diferenciar esses conceitos por meio de exemplos práticos e reflexões, alinhados à BNCC EF07CI02.


Exercícios sobre Temperatura, Calor e Sensação Térmica

1. Um aluno mediu a temperatura de um copo com água e obteve 20 °C.
a) O que esse valor representa?
b) Isso significa que a água está fria para todos que a tocarem? Justifique.


2. Maria saiu do chuveiro e disse: “A água está quente, deve estar a uns 35 °C”. Explique o equívoco na fala dela e qual é a diferença entre “sentir calor” e a medida da temperatura.


3. Dois colegas colocaram a mão em uma mesma barra de metal. João havia esfregado as mãos antes e achou a barra fria. Ana tinha acabado de lavar as mãos em água gelada e achou a barra morna.
O que esse exemplo mostra sobre a diferença entre sensação térmica e temperatura?


4. Defina com suas palavras:
a) Calor
b) Temperatura
c) Sensação térmica


5. Em uma sala fechada, um termômetro marca 28 °C.
a) Todos os alunos terão a mesma sensação de conforto térmico?
b) Por que pessoas diferentes podem sentir frio ou calor em uma mesma temperatura?


6. Ao segurar uma colher de metal dentro de uma panela quente, a pessoa sente desconforto na mão. Explique o que está acontecendo em termos de transferência de calor.


7. Observe as situações abaixo e diga se envolvem calor, temperatura ou sensação térmica:
a) O termômetro marca 39 °C.
b) Um aluno sente frio dentro da sala de aula.
c) O gelo derrete ao ser colocado em um copo de água.


8. (Desafio) Em um dia de inverno, a temperatura ambiente está em 15 °C. Uma mesa de madeira e uma mesa de mármore estão na sala. Ao tocar em ambas, os alunos dizem que o mármore está mais gelado. Explique por que isso acontece, mesmo que as duas mesas estejam na mesma temperatura.


Gabarito

1.
a) Representa a medida da energia cinética média das partículas da água.
b) Não, pois a sensação térmica depende da percepção individual.

2.
A fala confunde sensação térmica (água quente para ela) com a medida objetiva da temperatura, que só pode ser obtida com termômetro.

3.
Mostra que a sensação térmica é subjetiva, enquanto a temperatura é objetiva e igual para todos.

4.
a) Calor: energia em trânsito entre corpos devido à diferença de temperatura.
b) Temperatura: medida do grau de agitação das partículas.
c) Sensação térmica: percepção subjetiva de frio ou calor.

5.
a) Não.
b) Metabolismo, roupas, circulação e sensibilidade variam de pessoa para pessoa.

6.
O metal conduz o calor da panela até a mão, causando a sensação de queimadura.

7.
a) Temperatura.
b) Sensação térmica.
c) Calor (energia passando do ambiente para o gelo).

8.
O mármore conduz calor mais rapidamente que a madeira, retirando energia da mão de forma mais intensa, o que causa a sensação de estar mais frio.


Conclusão

Com esta atividade, os alunos são levados a compreender que calor, temperatura e sensação térmica não são sinônimos, mas conceitos distintos que explicam fenômenos cotidianos. A diferenciação clara ajuda a formar uma base sólida para o estudo posterior de termodinâmica e física do calor.

Veja mais Atividades de Ciências aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima