Atividade de Inserção dos Negros Pós-Abolição para 9º Ano

A Abolição da Escravidão em 1888 não significou, automaticamente, a inclusão dos negros na sociedade brasileira de forma justa e igualitária. Ao contrário, a população negra enfrentou enormes desafios para conquistar direitos, espaço social e oportunidades de trabalho, educação e moradia.
Nesta atividade, os alunos vão refletir sobre os mecanismos criados no período pós-abolição e analisar seus resultados para compreender melhor como essas marcas históricas se estendem até os dias atuais.


Exercícios sobre A Inserção dos Negros na Sociedade Pós-Abolição

Questões

  1. A Lei Áurea (1888) aboliu a escravidão no Brasil. Quais medidas de apoio o Estado ofereceu aos ex-escravizados após a abolição?
  2. Explique por que a falta de políticas públicas no período pós-abolição dificultou a inserção dos negros na sociedade brasileira.
  3. Muitos negros foram obrigados a viver em cortiços e áreas periféricas das cidades. O que isso revela sobre as condições sociais no pós-abolição?
  4. Cite duas formas de resistência e organização da população negra no Brasil pós-abolição.
  5. O preconceito racial permaneceu após a abolição. Dê um exemplo de como isso se manifestava no mercado de trabalho no início da República.
  6. Compare a situação dos negros libertos com a dos imigrantes europeus que chegavam ao Brasil no mesmo período. O que diferenciava as oportunidades oferecidas a esses dois grupos?
  7. Explique como a cultura afro-brasileira (religião, música, culinária, danças etc.) foi uma forma de resistência e inserção social após a abolição.
  8. Em sua opinião, quais marcas do período pós-abolição ainda podem ser percebidas na sociedade brasileira atual?

Gabarito

  1. Nenhuma medida concreta de apoio; não houve distribuição de terras, indenizações, programas de educação ou inserção no mercado de trabalho.
  2. Sem apoio estatal, muitos negros ficaram sem emprego, sem moradia digna e sem acesso à educação, perpetuando desigualdades.
  3. Mostra exclusão social, falta de oportunidades e marginalização, criando a segregação espacial ainda presente nas cidades.
  4. Criação de associações culturais e religiosas (como irmandades e terreiros), formação de quilombos remanescentes, capoeira e clubes sociais negros.
  5. Negros eram frequentemente rejeitados em empregos urbanos e rurais, enquanto imigrantes europeus recebiam incentivos para ocupar vagas.
  6. Imigrantes recebiam apoio estatal (terras, subsídios, empregos), enquanto os negros libertos foram abandonados à própria sorte.
  7. A cultura afro-brasileira foi preservada e valorizada como forma de identidade, resistência e conquista de espaço na sociedade.
  8. Persistência do racismo estrutural, desigualdades sociais, exclusão econômica e preconceito racial ainda presentes.

Conclusão

Esta atividade permite que os estudantes percebam como a abolição, embora tenha representado um marco histórico, não trouxe automaticamente a liberdade plena e cidadania para os negros no Brasil. A análise crítica desses mecanismos é fundamental para compreender os desafios atuais relacionados à desigualdade racial.


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