Professores, encontrar textos que despertem o interesse dos alunos é essencial para desenvolver suas habilidades de leitura e interpretação. Pensando nisso, trouxemos uma atividade de interpretação de texto com o tema “animais,” ideal para alunos do 5º ano. O conteúdo aborda questões que incentivam a compreensão do texto e a reflexão sobre os fatos, além de estimular o pensamento crítico. Aproveite essa atividade em sua sala de aula e contribua para o crescimento educacional de seus alunos!
A Aventura dos Animais na Floresta
Era uma vez uma floresta repleta de animais de todas as espécies. Entre eles, viviam o coelho Cadu e a coruja Clara, que eram grandes amigos. Todos os dias, eles se encontravam no grande carvalho no centro da floresta para conversar e admirar a natureza.
Um dia, durante uma de suas conversas, ouviram um barulho estranho vindo do rio. Quando chegaram lá, viram uma tartaruga presa em uma rede de pesca abandonada. Sem perder tempo, Cadu e Clara começaram a trabalhar juntos para libertar a tartaruga.
Cadu usou seus dentes afiados para cortar os fios da rede, enquanto Clara, com suas asas fortes, puxava os pedaços soltos. Com muito esforço e trabalho em equipe, conseguiram libertar a tartaruga, que agradeceu emocionada.
A notícia da coragem de Cadu e Clara se espalhou pela floresta, e todos os animais começaram a se ajudar mais. A partir daquele dia, a floresta ficou ainda mais unida, e os amigos nunca esqueceram o valor do trabalho em equipe.
Perguntas de Interpretação de Texto
- Qual era a relação entre Cadu e Clara?
- (A) Eles eram inimigos.
- (B) Eles eram grandes amigos.
- (C) Eles não se conheciam.
- (D) Eles eram irmãos.
- O que fez Cadu ao perceber que a tartaruga estava presa?
- (A) Ele saiu correndo para casa.
- (B) Ele chamou a Clara para ajudar.
- (C) Ele usou seus dentes para cortar a rede.
- (D) Ele pediu ajuda aos outros animais.
- Qual foi o papel da Clara no resgate da tartaruga?
- (A) Clara cortou os fios da rede com suas garras.
- (B) Clara puxou os pedaços soltos da rede com suas asas.
- (C) Clara pediu ajuda a outros animais.
- (D) Clara voou para buscar uma ferramenta.
- Por que os animais da floresta começaram a se ajudar mais após o resgate da tartaruga?
- (A) Eles ficaram com medo de ficarem presos também.
- (B) Eles viram o valor do trabalho em equipe.
- (C) Eles queriam imitar o coelho e a coruja.
- (D) Eles precisavam de mais amigos.
- Onde Cadu e Clara costumavam se encontrar?
- (A) No rio.
- (B) Na rede de pesca.
- (C) No grande carvalho.
- (D) Na casa da tartaruga.
- Qual é a moral da história?
- (A) Devemos fazer tudo sozinhos.
- (B) Trabalhar em equipe faz toda a diferença.
- (C) É importante ter muitos amigos.
- (D) A força é mais importante que a inteligência.
- O que motivou Cadu e Clara a ajudarem a tartaruga?
- (A) Eles queriam ficar famosos.
- (B) Eles eram solidários e queriam ajudar.
- (C) Eles tinham medo da tartaruga.
- (D) Eles foram obrigados pelos outros animais.
- Como a tartaruga reagiu após ser libertada?
- (A) Ela ficou triste.
- (B) Ela saiu correndo sem agradecer.
- (C) Ela agradeceu emocionada.
- (D) Ela brigou com a rede.
- O que os animais aprenderam com o exemplo de Cadu e Clara?
- (A) Que só os mais fortes podem ajudar.
- (B) Que a união e a colaboração são importantes.
- (C) Que é perigoso morar perto do rio.
- (D) Que devem evitar se envolver em problemas.
- Qual foi a consequência principal do resgate da tartaruga na vida da floresta?
- (A) A floresta ficou mais perigosa.
- (B) Os animais começaram a se ajudar mais.
- (C) A tartaruga se mudou para outro lugar.
- (D) Clara e Cadu deixaram de ser amigos.
Atividade em PDF para Impressão
Essa atividade de interpretação de texto, com foco no tema “animais,” é uma excelente maneira de incentivar a leitura e a reflexão entre os alunos do 5º ano. Esperamos que o conteúdo ajude a enriquecer suas aulas, proporcionando discussões significativas sobre valores como a amizade e o trabalho em equipe. Aproveite para adaptar e utilizar essa atividade de acordo com as necessidades da sua turma!
Veja mais atividades para o 5º ano