Atividade de leitura e interpretação 3º ano fundamental

Prezados professores, nesta atividade trazemos uma proposta de leitura e interpretação especialmente voltada para alunos do 3º ano do ensino fundamental. Sabemos o quanto é importante despertar o interesse pela leitura desde cedo, e por isso, selecionamos um texto simples e envolvente, acompanhado de questões de interpretação que ajudarão os alunos a praticar suas habilidades de compreensão de texto. Essa atividade pode ser usada em sala de aula ou como tarefa de casa. Esperamos que seja uma ferramenta útil no desenvolvimento dos seus alunos!


O Mistério da Sementinha

Um dia, a professora Ana deu uma sementinha para cada aluno. Ela pediu para todos plantarem em casa e cuidarem com carinho. João, Maria e Pedro ficaram muito animados. Eles plantaram suas sementes no jardim. Todos os dias, regavam e colocavam as plantas no sol. Mas, após uma semana, as sementes de João e Maria começaram a crescer, enquanto a de Pedro não mostrava nenhum sinal de vida. Pedro ficou triste, mas não desistiu. Continuou regando e cuidando da sua sementinha todos os dias. Depois de um mês, algo incrível aconteceu: a sementinha de Pedro começou a brotar e cresceu uma linda flor colorida! A professora Ana explicou que cada semente tem seu próprio tempo para crescer e que a paciência e o cuidado sempre dão frutos.

Exercícios de interpretação

  1. Quem deu a sementinha para as crianças?
    a) A mãe de João
    b) A professora Ana
    c) O pai de Maria
    d) O amigo de Pedro
  2. Por que Pedro ficou triste?
    a) Porque sua planta não crescia
    b) Porque esqueceu de regar
    c) Porque perdeu a semente
    d) Porque não tinha jardim
  3. O que aconteceu com a planta de Pedro depois de um mês?
    a) Ela morreu
    b) Ela começou a brotar
    c) Ela cresceu uma árvore
    d) Ela ficou no sol
  4. Qual foi a explicação da professora Ana?
    a) Que todas as sementes são iguais
    b) Que algumas sementes crescem mais rápido
    c) Que paciência e cuidado são importantes
    d) Que Pedro regou muito a planta
  5. Quais são os nomes das crianças no texto?
    a) João, Maria e Pedro
    b) Ana, João e Pedro
    c) Maria, João e Ana
    d) Pedro, Ana e João
  6. Quantos dias Pedro regou a sua planta antes de ela crescer?
    a) Uma semana
    b) Um mês
    c) Dois dias
    d) Um ano
  7. O que Pedro aprendeu ao cuidar da sua sementinha?
    a) Que sementes não precisam de água
    b) Que paciência é importante
    c) Que só as plantas grandes são bonitas
    d) Que não adianta cuidar das sementes
  8. Qual parte do texto mostra que Pedro foi persistente?
    a) “Pedro plantou a semente e esqueceu”
    b) “Pedro continuou regando e cuidando todos os dias”
    c) “João e Maria estavam animados”
    d) “Pedro desistiu da sua semente”
  9. O que João e Maria fizeram para cuidar de suas sementes?
    a) Nada, elas cresceram sozinhas
    b) Plantaram no jardim e regaram todos os dias
    c) Colocaram no sol, mas não regaram
    d) Esqueceram de cuidar das sementes
  10. O que a flor de Pedro simboliza no final da história?
    a) Que paciência traz recompensas
    b) Que flores são bonitas
    c) Que sementes são mágicas
    d) Que Pedro não soube cuidar

Esperamos que esta atividade ajude seus alunos a refletirem sobre a importância da paciência e da persistência, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades de leitura e compreensão. Ao trazer um texto leve e cativante, acreditamos que os alunos do 3º ano do fundamental se envolverão com a história e se sentirão motivados a compartilhar suas próprias experiências de cuidado e dedicação. Continue explorando atividades como essa para enriquecer a aprendizagem em sala de aula!

Mais Atividades de Português para o 3º Ano

9 comentários em “Atividade de leitura e interpretação 3º ano fundamental”

  1. Achei sensacional, textos muito interessantes e questões inteligentes, bem elaboradas. Os gabaritos economizam o nosso tempo q é extremamente curto. Parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima