Atividade de Matemática sobre Algoritmos e Fluxogramas

Nesta atividade, os alunos irão aprender a escrever algoritmos em linguagem natural e transformá-los em fluxogramas, compreendendo como problemas matemáticos simples podem ser resolvidos de forma lógica e organizada. Essa habilidade é fundamental para o desenvolvimento do pensamento computacional.

✏️ Pacote de Atividades de Matemática do 6º ao 9º Ano

✔ Atividades em Word   ✔ Editáveis   ✔ Com Gabarito   ✔ Alinhadas à BNCC

Já ajudou + de 1.000 Educadores a economizar horas de planejamento.

Quero Conhecer o Pacote!

Garantia de satisfação de 7 dias


Lista de Exercícios

1. Escreva, em linguagem natural, um algoritmo que verifique se um número natural qualquer é par ou ímpar.

2. Represente em fluxograma o algoritmo do exercício anterior.

3. Construa um algoritmo em linguagem natural que determine se uma pessoa tem idade suficiente para votar (considerando a idade mínima de 16 anos).

4. Represente o algoritmo do exercício 3 em forma de fluxograma.

5. Elabore um algoritmo, em linguagem natural, que verifique se um número é maior, menor ou igual a 10.


Gabarito

1. Algoritmo (par ou ímpar):

  • Início
  • Ler número
  • Dividir número por 2
  • Se o resto for 0 → número é par
  • Senão → número é ímpar
  • Fim

2. Fluxograma (par ou ímpar):

  • Oval: Início
  • Retângulo: Ler número
  • Retângulo: Dividir número por 2
  • Losango: resultado é um número inteiro?
    • Sim → Retângulo: Mostrar “Par”
    • Não → Retângulo: Mostrar “Ímpar”
  • Oval: Fim

3. Algoritmo (idade para votar):

  • Início
  • Ler idade
  • Se idade ≥ 16 → pode votar
  • Senão → não pode votar
  • Fim

4. Fluxograma (idade para votar):

  • Oval: Início
  • Retângulo: Ler idade
  • Losango: idade ≥ 16?
    • Sim → Retângulo: Mostrar “Pode votar”
    • Não → Retângulo: Mostrar “Não pode votar”
  • Oval: Fim

5. Algoritmo (comparar com 10):

  • Início
  • Ler número
  • Se número > 10 → mostrar “maior que 10”
  • Se número < 10 → mostrar “menor que 10”
  • Se número = 10 → mostrar “igual a 10”
  • Fim

Atividade Completa em PDF

Conclusão

Com esta atividade, os alunos aprendem a organizar soluções de problemas em passos lógicos e a representá-los visualmente em fluxogramas. Essa prática contribui para o raciocínio lógico e o desenvolvimento do pensamento computacional no ensino de Matemática.


Veja mais Atividades de Matemática aqui

📘 Gostou da Atividade?

Essa foi apenas uma amostra!

✅ Quero o Pacote Completo!

📥 Acesso imediato em minutos após o pagamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banner do Pacote Atividades de Matemática