Os cálculos com porcentagem fazem parte do nosso dia a dia, seja para entender promoções no mercado, reajustes de salário, rendimentos de poupança ou até a variação do preço de produtos. Trabalhar com situações reais torna o aprendizado mais significativo e próximo da realidade dos alunos.
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Nesta atividade, os estudantes vão resolver 16 exercícios contextualizados sobre aumento, desconto e taxa efetiva, desenvolvendo o raciocínio lógico e a capacidade de interpretar dados.
Exercícios de Porcentagem
1. Durante uma liquidação de fim de ano, uma loja anunciou desconto de 25% em todas as roupas de inverno. Um casaco que custava R$ 280,00 foi comprado nessa promoção. Qual foi o valor pago pelo cliente?
2. O pai de Júlia recebeu um aumento de 12% em seu salário, que era de R$ 3.500,00. Qual é o novo salário após o reajuste?
3. Uma bicicleta que custava R$ 1.600,00 foi colocada em promoção com 20% de desconto. Porém, quem pagasse à vista ainda ganhava 5% de desconto adicional sobre o valor já reduzido. Qual seria o preço final à vista?
4. Em um supermercado, o preço do arroz subiu 8% em janeiro e depois caiu 5% em março. Se o pacote custava R$ 25,00 no início do ano, qual foi o preço após as duas alterações?
5. A escola de Ana aumentou a mensalidade de R$ 720,00 para R$ 792,00 no novo ano letivo. Qual foi o percentual de aumento aplicado?
6. Uma loja comprou um par de tênis por R$ 200,00 e o revendeu por R$ 260,00. Qual foi o percentual de lucro nessa venda?
7. Em um shopping, um relógio está com desconto de 30% sobre o preço de R$ 400,00. Qual será o valor pago pelo cliente?
8. Uma geladeira teve o preço reajustado em 10% e, um mês depois, recebeu um desconto de 10%. Se o preço inicial era R$ 2.000,00, o valor final será igual ao original? Mostre o cálculo e explique.
9. Uma loja de eletrônicos aumentou o preço de um notebook em 15% e, após dois meses, aplicou outro aumento de 10%. Se o preço inicial era R$ 3.000,00, qual é o novo valor do produto?
10. Um aluno acertou 45 questões de uma prova com 50. Qual é o percentual de acertos?
11. Um carro usado foi vendido por R$ 57.000,00, sendo que o valor original era de R$ 60.000,00. Qual foi o percentual de desconto concedido?
12. Marcos aplicou R$ 2.500,00 em um investimento que rende 3% ao mês. Quanto ele terá ao final de 4 meses, considerando juros simples?
13. Um comerciante comprou uma TV por R$ 1.800,00 e quer vendê-la com 25% de lucro. Qual será o preço de venda?
14. Um produto teve aumento de 10% em janeiro e outro de 20% em fevereiro. Se seu preço inicial era R$ 500,00, qual será o valor após os dois aumentos?
15. Luana comprou um celular por R$ 2.000,00 e o revendeu por R$ 1.800,00. Qual foi o percentual de prejuízo?
16. Uma aplicação financeira rende 2% ao mês durante 6 meses. Qual é a taxa efetiva total aproximada desse período? (Use o raciocínio de aumento sucessivo.)
Gabarito
1.
25% de 280 = 0,25 × 280 = 70
280 – 70 = R$ 210,00
2.
12% de 3.500 = 0,12 × 3.500 = 420
3.500 + 420 = R$ 3.920,00
3.
20% de 1.600 = 320 → novo preço: 1.600 – 320 = 1.280
5% de 1.280 = 64 → preço final: 1.280 – 64 = R$ 1.216,00
4.
Aumento: 8% de 25 = 2 → novo preço: 27
Desconto: 5% de 27 = 1,35 → preço final: 27 – 1,35 = R$ 25,65
5.
Diferença: 792 – 720 = 72
Percentual = (72 ÷ 720) × 100 = 10%
6.
Lucro = 260 – 200 = 60
Percentual = (60 ÷ 200) × 100 = 30%
7.
30% de 400 = 120
400 – 120 = R$ 280,00
8.
Aumento: 10% de 2.000 = 200 → 2.200
Desconto: 10% de 2.200 = 220 → 2.200 – 220 = R$ 1.980,00
Não é igual ao original, pois a variação é aplicada sobre valores diferentes.
9.
1º aumento: 15% de 3.000 = 450 → 3.450
2º aumento: 10% de 3.450 = 345 → R$ 3.795,00
10.
(45 ÷ 50) × 100 = 90%
11.
Diferença: 60.000 – 57.000 = 3.000
Percentual = (3.000 ÷ 60.000) × 100 = 5%
12.
J = 2.500 × 0,03 × 4 = 300
Montante = 2.500 + 300 = R$ 2.800,00
13.
25% de 1.800 = 450
Preço de venda = 1.800 + 450 = R$ 2.250,00
14.
1º aumento: 10% de 500 = 50 → 550
2º aumento: 20% de 550 = 110 → 550 + 110 = R$ 660,00
15.
Prejuízo: 2.000 – 1.800 = 200
Percentual = (200 ÷ 2.000) × 100 = 10%
16.
Taxa efetiva ≈ (1,02)^6 – 1 = 0,126 → 12,6%
Conclusão
Trabalhar com situações reais de porcentagem desperta o interesse dos alunos e ajuda a compreender a importância desse conteúdo na vida prática. Essa atividade permite revisar aumento, desconto e taxa efetiva, consolidando os conceitos com raciocínio progressivo e contextualizado.
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