Atividade de Problemas com Sistema Monetário para 4º e 5º Ano

Trabalhar o sistema monetário é uma excelente forma de desenvolver nos alunos habilidades matemáticas essenciais, além de promover noções de consumo consciente e finanças pessoais desde cedo. Pensando nisso, elaboramos uma atividade com diversos problemas matemáticos envolvendo dinheiro, ideal para alunos do 4º e 5º ano. São situações do dia a dia que estimulam o raciocínio lógico, o cálculo e a interpretação dos dados apresentados.

Aqui você encontrará desafios práticos, que ajudam os estudantes a se familiarizarem com operações de adição, subtração, multiplicação e divisão aplicadas ao uso do dinheiro.

Resolva os problemas a seguir:


1. Na padaria
Clara foi à padaria e comprou:

  • 1 pão francês por R$ 0,60
  • 1 litro de leite por R$ 4,50
  • 1 bolo por R$ 15,90

Ela pagou com uma nota de R$ 50,00.

a) Quanto ela gastou no total?
b) Quanto recebeu de troco?


2. Na papelaria
Lucas comprou na papelaria:

  • 2 cadernos por R$ 12,50 cada
  • 1 caixa de lápis de cor por R$ 18,00
  • 3 canetas por R$ 3,20 cada

Qual foi o valor total da compra?


3. Promoção no mercado
No mercado, uma caixa de bombom custa R$ 22,00. Estava na promoção: leve 3, pague 2.

Se Ana comprou 3 caixas, quanto ela pagou no total?


4. Na loja de roupas
Pedro comprou:

  • 1 camiseta por R$ 45,90
  • 1 calça por R$ 98,50

Ele deu R$ 150,00 para pagar.

a) Quanto ele gastou?
b) Quanto foi o troco?


5. Na feira livre
No final da feira, tudo ficou mais barato. Carla comprou:

  • 2 quilos de maçã a R$ 5,00 o quilo
  • 1,5 quilo de banana a R$ 4,00 o quilo
  • 3 dúzias de ovos a R$ 12,00 cada dúzia

Qual foi o valor total da compra?


6. Mesada
João recebe R$ 80,00 de mesada por mês. Ele quer comprar um jogo que custa R$ 150,00.

a) Com dois meses de mesada, ele já consegue comprar?
b) Se não, quanto ainda faltará?


7. Venda de brigadeiros
Sofia fez brigadeiros para vender. Ela produziu 50 unidades e vendeu cada um por R$ 2,50.

a) Quanto ela ganhou se vendeu todos?
b) Se gastou R$ 35,00 para fazer os brigadeiros, quanto foi o lucro?


Conclusão

Estas atividades são uma ótima oportunidade para os alunos exercitarem os cálculos envolvendo dinheiro, além de refletirem sobre situações cotidianas que fazem parte da sua realidade. Ao trabalhar com o sistema monetário, desenvolvemos não só o raciocínio matemático, mas também competências importantes para a vida prática, como organização financeira e planejamento. Aproveite este material para enriquecer suas aulas e tornar a matemática mais concreta e interessante para seus alunos.

Veja mais Atividades de Matemática para 4° Ano

Veja mais Atividades de Matemática para 5° Ano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Pós-Graduação do Gran Cursos Online