Trabalhar o sistema monetário é uma excelente forma de desenvolver nos alunos habilidades matemáticas essenciais, além de promover noções de consumo consciente e finanças pessoais desde cedo. Pensando nisso, elaboramos uma atividade com diversos problemas matemáticos envolvendo dinheiro, ideal para alunos do 4º e 5º ano. São situações do dia a dia que estimulam o raciocínio lógico, o cálculo e a interpretação dos dados apresentados.
Aqui você encontrará desafios práticos, que ajudam os estudantes a se familiarizarem com operações de adição, subtração, multiplicação e divisão aplicadas ao uso do dinheiro.
Resolva os problemas a seguir:
1. Na padaria
Clara foi à padaria e comprou:
- 1 pão francês por R$ 0,60
- 1 litro de leite por R$ 4,50
- 1 bolo por R$ 15,90
Ela pagou com uma nota de R$ 50,00.
a) Quanto ela gastou no total?
b) Quanto recebeu de troco?
2. Na papelaria
Lucas comprou na papelaria:
- 2 cadernos por R$ 12,50 cada
- 1 caixa de lápis de cor por R$ 18,00
- 3 canetas por R$ 3,20 cada
Qual foi o valor total da compra?
3. Promoção no mercado
No mercado, uma caixa de bombom custa R$ 22,00. Estava na promoção: leve 3, pague 2.
Se Ana comprou 3 caixas, quanto ela pagou no total?
4. Na loja de roupas
Pedro comprou:
- 1 camiseta por R$ 45,90
- 1 calça por R$ 98,50
Ele deu R$ 150,00 para pagar.
a) Quanto ele gastou?
b) Quanto foi o troco?
5. Na feira livre
No final da feira, tudo ficou mais barato. Carla comprou:
- 2 quilos de maçã a R$ 5,00 o quilo
- 1,5 quilo de banana a R$ 4,00 o quilo
- 3 dúzias de ovos a R$ 12,00 cada dúzia
Qual foi o valor total da compra?
6. Mesada
João recebe R$ 80,00 de mesada por mês. Ele quer comprar um jogo que custa R$ 150,00.
a) Com dois meses de mesada, ele já consegue comprar?
b) Se não, quanto ainda faltará?
7. Venda de brigadeiros
Sofia fez brigadeiros para vender. Ela produziu 50 unidades e vendeu cada um por R$ 2,50.
a) Quanto ela ganhou se vendeu todos?
b) Se gastou R$ 35,00 para fazer os brigadeiros, quanto foi o lucro?
Conclusão
Estas atividades são uma ótima oportunidade para os alunos exercitarem os cálculos envolvendo dinheiro, além de refletirem sobre situações cotidianas que fazem parte da sua realidade. Ao trabalhar com o sistema monetário, desenvolvemos não só o raciocínio matemático, mas também competências importantes para a vida prática, como organização financeira e planejamento. Aproveite este material para enriquecer suas aulas e tornar a matemática mais concreta e interessante para seus alunos.