O sistema de numeração decimal é a base para o entendimento de grande parte dos conteúdos matemáticos no ensino fundamental. Compreender como os números se organizam em unidades, dezenas, centenas e milhares é essencial para o desenvolvimento das habilidades matemáticas dos alunos.
Pensando nisso, elaboramos esta atividade sobre o sistema de numeração decimal, voltada para o 4º ano do ensino fundamental, com 10 exercícios práticos e gabarito. Esta proposta visa facilitar o trabalho dos professores em sala de aula, proporcionando atividades que podem ser aplicadas diretamente ou adaptadas conforme a necessidade.
Atividade: Sistema de Numeração Decimal – 4º Ano
1. Escreva o número que corresponde a cada uma das seguintes expressões:
a) 2 centenas, 4 dezenas e 5 unidades: __________
b) 3 centenas e 8 dezenas: __________
c) 7 centenas, 5 dezenas e 1 unidade: __________
2. Complete os quadros abaixo com os valores corretos:
Número | Centena | Dezena | Unidade |
---|---|---|---|
243 | |||
526 | |||
807 |
3. Escreva por extenso os seguintes números:
a) 312
b) 450
c) 798
4. Observe o número 584 e responda:
a) Qual é o valor posicional do dígito 5?
b) Qual é o valor posicional do dígito 8?
5. Complete com os números que faltam:
a) 400 + 20 + ___ = 423
b) ___ + 30 + 6 = 136
c) 600 + ___ + 9 = 609
6. Qual é o número que tem:
a) 5 centenas, 0 dezenas e 3 unidades: __________
b) 9 centenas, 2 dezenas e 8 unidades: __________
7. Circule o maior número em cada grupo:
a) 345 – 534 – 453
b) 287 – 872 – 728
c) 610 – 106 – 601
8. Transforme os números escritos por extenso em numerais:
a) Quatrocentos e cinquenta e seis: __________
b) Setecentos e doze: __________
c) Trezentos e oito: __________
9. Complete a sequência numérica:
a) 480 – 481 – 482 – ___ – ___
b) 900 – 890 – 880 – ___ – ___
10. Resolva o problema:
Julia tinha 735 figurinhas. Ela deu 258 figurinhas para sua amiga Ana. Quantas figurinhas Julia ficou?
Resposta: __________
Gabarito:
- a) 245 | b) 380 | c) 751
- 243 = 2C, 4D, 3U | 526 = 5C, 2D, 6U | 807 = 8C, 0D, 7U
- a) Trezentos e doze | b) Quatrocentos e cinquenta | c) Setecentos e noventa e oito
- a) 500 | b) 80
- a) 3 | b) 100 | c) 0
- a) 503 | b) 928
- a) 534 | b) 872 | c) 610
- a) 456 | b) 712 | c) 308
- a) 483 – 484 | b) 870 – 860
- 735 – 258 = 477
Conclusão
Esperamos que esta atividade sobre o sistema de numeração decimal seja um recurso útil para suas aulas! Com esses exercícios, os alunos poderão reforçar os conceitos de unidades, dezenas, centenas e milhares de maneira prática e contextualizada. Aproveite o material e adapte-o de acordo com as necessidades da sua turma!