Atividade de Transformações de Energia na Residência para 8º Ano

De acordo com a BNCC (EF08CI03), os alunos devem compreender que os aparelhos elétricos presentes no cotidiano funcionam a partir de transformações de energia. A energia elétrica, ao ser utilizada, pode se transformar em energia térmica (chuveiro e ferro de passar), luminosa (lâmpadas), sonora (rádio, caixa de som), mecânica (ventilador, liquidificador) ou até em combinações dessas formas (TV, geladeira).

Entender essas transformações ajuda o estudante a perceber a importância da eletricidade e a refletir sobre o uso consciente da energia em casa e na sociedade.


Lista de Exercícios

  1. Classifique os aparelhos abaixo de acordo com a transformação de energia principal:
    a) Chuveiro elétrico
    b) Ferro de passar
    c) Lâmpada
    d) Ventilador
    e) Rádio
  2. Em muitos aparelhos, há mais de uma transformação de energia. Cite dois exemplos e explique.
  3. Explique qual é a transformação de energia que ocorre em uma geladeira.
  4. Imagine que você está assistindo televisão. Quais tipos de energia estão envolvidos além da elétrica?
  5. Complete:
    O liquidificador transforma energia elétrica em energia __________________________ (responsável pelas lâminas girarem) e em energia ______________________________ (produzida pelo barulho).
  6. Observe as situações:
    – O ventilador ligado refresca o ambiente.
    – A lâmpada ilumina o quarto.
    – O chuveiro aquece a água.
    – O rádio toca música.
    Associe cada situação ao tipo de energia produzida.
  7. Diferencie energia luminosa de energia térmica, usando um exemplo de aparelho para cada.
  8. Por que podemos dizer que a TV transforma energia elétrica em mais de um tipo de energia?
  9. Um aluno afirma: “A energia elétrica sempre se transforma em energia luminosa nos aparelhos residenciais.”
    – Essa afirmação está correta? Explique.
  10. Reflita: Por que é importante entender as transformações de energia para promover o uso consciente da eletricidade em casa?

Gabarito

  1. a) Chuveiro → elétrica → térmica
    b) Ferro → elétrica → térmica
    c) Lâmpada → elétrica → luminosa
    d) Ventilador → elétrica → mecânica (hélices)
    e) Rádio → elétrica → sonora
  2. Exemplos:
    • TV: elétrica → luminosa, sonora e térmica.
    • Geladeira: elétrica → mecânica (compressor) e térmica (refrigeração).
  3. A energia elétrica move o compressor (mecânica), que gera frio e conserva os alimentos (térmica).
  4. TV: elétrica → luminosa (imagens) + sonora (sons) + térmica (aquecimento interno).
  5. Elétrica → mecânica / sonora.
  6. Ventilador → mecânica; Lâmpada → luminosa; Chuveiro → térmica; Rádio → sonora.
  7. Energia luminosa: exemplo da lâmpada que emite luz.
    Energia térmica: exemplo do ferro de passar que produz calor.
  8. Porque gera imagem (luminosa), som (sonora) e também aquece (térmica).
  9. Não. Muitos aparelhos transformam energia elétrica em calor (chuveiro, ferro), em movimento (ventilador, liquidificador) ou em som (rádio).
  10. Para reduzir o desperdício, economizar energia, preservar recursos naturais e diminuir os impactos ambientais.

Conclusão

Essa atividade ajuda os alunos a perceber como os aparelhos do dia a dia funcionam a partir de diferentes transformações de energia. Trabalhar a habilidade EF08CI03 torna o ensino mais próximo da realidade do estudante, incentivando reflexões sobre tecnologia e consumo consciente.


Veja mais Atividades de Ciênicas aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima