Atividade sobre a Organização das Células para 6º Ano

As células são consideradas a unidade básica da vida, pois formam todos os seres vivos e realizam as funções necessárias para sua sobrevivência. Algumas são simples, como as bactérias (procariontes), e outras mais complexas, como as células vegetais e animais (eucariontes).

Compreender a organização celular ajuda os alunos a perceberem que processos vitais como nutrição, respiração, reprodução e defesa dependem diretamente do funcionamento das células. Essa noção é fundamental para conectar os conteúdos de biologia ao cotidiano dos estudantes.


Exercícios sobre a Organização das Células

  1. Explique, com suas palavras, por que a célula é chamada de unidade estrutural e funcional dos seres vivos.
  2. Quais são as três partes básicas que compõem a maioria das células?
  3. Diferencie células procariontes de células eucariontes, dando um exemplo de organismo que possui cada uma.
  4. Observe:
    O núcleo é considerado o “centro de comando” da célula.
    – Justifique essa afirmação.
  5. Complete a frase:
    A membrana plasmática tem a função de controlar a entrada e a saída de ________________________________.
  6. Marque (V) ou (F):
    a) (___) O citoplasma é o local onde ocorrem várias reações químicas importantes.
    b) (___ Apenas os animais possuem células.
    c) (___) As células vegetais possuem parede celular e cloroplastos.
  7. Cite duas organelas presentes em células eucariontes e escreva sua função principal.
  8. Por que as mitocôndrias são chamadas de “usinas de energia” da célula?
  9. Compare células animais e vegetais: cite uma diferença estrutural entre elas.
  10. Imagine que uma célula é uma cidade. Escolha duas partes da célula e compare-as com funções de elementos da cidade (ex.: prefeitura, muros, fábricas, etc.).

Gabarito

  1. Porque todas as funções vitais (respiração, reprodução, produção de energia, etc.) ocorrem dentro delas; além disso, todos os seres vivos são formados por células.
  2. Membrana plasmática, citoplasma e material genético (geralmente no núcleo).
  3. Procariontes: não possuem núcleo organizado; ex.: bactérias. Eucariontes: possuem núcleo delimitado; ex.: animais e plantas.
  4. O núcleo contém o DNA, que controla as atividades celulares e transmite informações genéticas.
  5. Substâncias (nutrientes, água, sais minerais, gases, resíduos etc.).
  6. a) V – b) F – c) V.
  7. Exemplos:
    • Mitocôndria → respiração celular / energia.
    • Lisossomos → digestão de substâncias.
    • Cloroplastos (vegetais) → fotossíntese.
  8. Porque realizam a respiração celular, produzindo energia em forma de ATP.
  9. Células vegetais possuem parede celular e cloroplastos, enquanto células animais não.
  10. Exemplos:
  • Núcleo = prefeitura (centro de comando).
  • Membrana plasmática = muros/portões da cidade.
  • Mitocôndria = usina de energia.

Atividade Completa em PDF

Conclusão

Com esta atividade, o aluno compreende a organização básica das células e reconhece que elas são fundamentais para todos os processos vitais dos organismos. A habilidade EF06CI05 ajuda a formar uma base sólida para estudos posteriores em biologia e ciências da saúde.


Veja mais Atividades de Ciências aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima