Atividade sobre Cidadania na Roma Antiga para 6º Ano

A cidadania na Roma Antiga também não era universal. Assim como na Grécia, havia grupos incluídos e excluídos da vida política. Compreender essa dinâmica ajuda os alunos a perceberem como o conceito de cidadania se transformou ao longo do tempo e como está ligado a questões de poder e participação social.


Atividade – Cidadania em Roma Antiga

Leia o trecho abaixo antes de responder às questões:

Na Roma Antiga, o conceito de cidadania variava conforme a época. Durante a República, somente os cidadãos romanos livres podiam participar da vida política, como votar nas assembleias e ocupar cargos públicos. A princípio, apenas os patrícios tinham plenos direitos, enquanto os plebeus lutavam por séculos para conquistar maior participação. Os escravizados e os estrangeiros não eram considerados cidadãos. No entanto, ao longo do Império, a cidadania foi gradualmente ampliada, até que, em 212 d.C., o imperador Caracala concedeu cidadania a todos os homens livres do império.


Questões

  1. Quem tinha plenos direitos de cidadania no início da República Romana?
  2. Cite dois grupos que não tinham cidadania em Roma.
  3. Qual foi a principal conquista dos plebeus em relação à cidadania?
  4. Explique por que a cidadania em Roma também pode ser considerada excludente.
  5. Compare: qual a diferença principal entre a cidadania em Atenas e a cidadania em Roma?
  6. Verdadeiro (V) ou Falso (F):
    a) Escravizados podiam votar nas assembleias romanas.
    b) Apenas os patrícios tinham plenos direitos políticos no início da República.
    c) O imperador Caracala ampliou a cidadania para todos os homens livres.
  7. Complete a frase: “Na Roma Antiga, a cidadania era um direito ligado a __________, mas foi ampliada ao longo do tempo para __________.”
  8. Reflita: O que podemos aprender com a ampliação da cidadania em Roma para pensar a inclusão social nos dias atuais?

Gabarito

  1. Os patrícios (cidadãos romanos da elite).
  2. Escravizados e estrangeiros (também os plebeus no início da República, até conquistarem direitos).
  3. Conseguiram acesso a cargos políticos e maior participação nas assembleias (como os tribunos da plebe).
  4. Porque excluía grande parte da população: plebeus (no início), escravizados e estrangeiros.
  5. Na Grécia (Atenas) a cidadania era restrita a uma pequena parte dos homens; em Roma, ela foi sendo ampliada ao longo do tempo, até alcançar todos os homens livres.
  6. a) Falsa – b) Verdadeira – c) Verdadeira.
  7. “Na Roma Antiga, a cidadania era um direito ligado a um grupo restrito (patrícios), mas foi ampliada ao longo do tempo para todos os homens livres.”
  8. Resposta pessoal: que a cidadania pode ser transformada e ampliada, promovendo maior inclusão e participação social.

Atividade Completa em PDF

Conclusão

Com esta atividade, o professor pode trabalhar a evolução do conceito de cidadania em Roma Antiga, destacando os conflitos entre patrícios e plebeus e a ampliação gradual dos direitos. Isso possibilita uma comparação crítica entre diferentes períodos históricos e a realidade atual, mostrando que a cidadania é fruto de lutas e mudanças sociais.


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