Atividade sobre Mudanças de Estado Físico da Matéria para 9º Ano

As mudanças de estado físico da matéria, fusão, solidificação, vaporização, condensação e sublimação, são fenômenos presentes no cotidiano e fundamentais para compreender processos naturais e tecnológicos. A BNCC, na habilidade EF09CI01, orienta que o estudante investigue essas transformações e as explique considerando o modelo de constituição submicroscópica da matéria, que descreve a organização e o movimento das partículas.

Nesta atividade, os alunos terão contato com situações práticas e teóricas, relacionando observações macroscópicas aos conceitos microscópicos, favorecendo uma compreensão mais profunda dos fenômenos.


Atividade – Mudanças de Estado Físico da Matéria

  1. Explique o que ocorre com as partículas de uma substância durante o processo de fusão, considerando a visão submicroscópica da matéria.
  2. Assinale a alternativa que representa corretamente uma mudança de estado:
    a) Evaporação – líquido para sólido
    b) Fusão – sólido para líquido
    c) Sublimação – líquido para gás
    d) Condensação – gás para sólido
  3. Diferencie evaporação, ebulição e calefação, citando um exemplo de cada.
  4. A transformação de gelo seco diretamente em gás é um exemplo de:
    a) Fusão
    b) Sublimação
    c) Solidificação
    d) Vaporização
  5. Descreva o que acontece com a energia cinética das partículas quando um líquido é aquecido até entrar em ebulição.
  6. No processo de condensação, ocorre:
    a) Aumento da energia das partículas
    b) Diminuição da energia das partículas
    c) Aumento da distância entre as partículas
    d) Maior liberdade de movimento das partículas
  7. Relacione o fenômeno da neblina ao processo de mudança de estado da matéria, explicando-o com base no modelo de partículas.
  8. Assinale a alternativa em que o estado final e o inicial da matéria estão corretos:
    a) Sublimação – sólido para gás
    b) Solidificação – líquido para gás
    c) Condensação – líquido para sólido
    d) Fusão – líquido para gás
  9. Por que o ponto de ebulição de uma substância pode variar conforme a pressão atmosférica?
  10. Quando aquecemos água em uma panela aberta até ela ferver, o fenômeno que ocorre é:
    a) Fusão
    b) Evaporação
    c) Ebulição
    d) Sublimação

Gabarito

  1. As partículas recebem energia térmica, aumentando sua vibração até vencerem as forças de atração, passando do estado sólido para o líquido, mantendo a mesma substância.
  2. b
  3. Evaporação: vaporização lenta e superficial (roupa secando no varal); ebulição: vaporização rápida em toda a massa (água fervendo); calefação: vaporização instantânea (gota de água em chapa quente).
  4. b
  5. A energia cinética aumenta, as partículas vibram mais rapidamente e se afastam, permitindo a passagem para o estado gasoso.
  6. b
  7. A neblina ocorre pela condensação do vapor d’água presente no ar, formando gotículas de água; no nível microscópico, as partículas perdem energia e se aproximam.
  8. a
  9. Porque a pressão atmosférica afeta a energia necessária para as partículas escaparem da fase líquida para a gasosa; menor pressão reduz o ponto de ebulição e vice-versa.
  10. c

Conclusão

Explorar as mudanças de estado físico da matéria com base no modelo de constituição submicroscópica é essencial para que o aluno compreenda não apenas o que vê, mas também o que ocorre em nível invisível. Com atividades que relacionam fenômenos do dia a dia à teoria, é possível fortalecer a aprendizagem significativa e despertar o interesse científico.


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