Atividade sobre Periodização Histórica para 6º Ano

De acordo com a BNCC (EF06HI01), os estudantes do 6º ano devem desenvolver a habilidade de identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos, reconhecendo tanto as continuidades quanto as rupturas presentes no decorrer da História.

✏️ Pacote de Atividades de História do 6º ao 9º Ano

✔ Atividades em Word   ✔ Editáveis   ✔ Com Gabarito   ✔ Alinhadas à BNCC

Já ajudou + de 1.000 Educadores a economizar horas de planejamento em História.

Quero Conhecer o Pacote!

Garantia de satisfação de 7 dias

Compreender o tempo histórico é essencial para perceber que cada sociedade constrói sua própria forma de medir e interpretar o tempo, seja por marcos culturais, naturais ou políticos. A periodização, por sua vez, é um recurso criado pelos historiadores para organizar e facilitar o estudo dos acontecimentos do passado.


Atividade sobre Periodização Histórica

  1. O que significa a palavra periodização na História?
  2. Complete: A periodização serve para organizar os acontecimentos históricos em _____________________.
  3. Cite um exemplo de continuidade e um de ruptura na História do Brasil.
  4. A divisão tradicional da História Ocidental é marcada em quatro períodos. Quais são eles?
  5. (Verdadeiro ou Falso)
    a) O tempo histórico pode ser o mesmo em todas as culturas.
    b) A Idade Média começou após a queda do Império Romano do Ocidente.
    c) A Idade Moderna terminou com a Revolução Francesa.
  6. Explique com suas palavras o que é tempo histórico.
  7. Por que os historiadores utilizam marcos importantes (como guerras, revoluções ou descobertas) para definir os períodos históricos?
  8. Observe a linha do tempo abaixo e complete:
    • 476 d.C → Queda do Império Romano do Ocidente → Início da _______________________
    • 1789 → Revolução Francesa → Início da ______________________________
  9. Em algumas culturas indígenas, o tempo é marcado pelas fases da natureza (chuvas, colheitas, caça). O que isso mostra sobre as diferentes formas de compreender o tempo?
  10. Escolha um acontecimento importante da História do Brasil e explique se ele representou uma continuidade ou uma ruptura.

Gabarito

  1. É a forma de dividir a História em períodos para facilitar o estudo e a compreensão dos acontecimentos.
  2. períodos.
  3. Continuidade: o uso da língua portuguesa desde a colonização até hoje.
    Ruptura: a Proclamação da República em 1889, que mudou o sistema de governo.
  4. Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.
  5. a) Falso – cada cultura pode ter sua própria forma de contar o tempo.
    b) Verdadeiro.
    c) Verdadeiro.
  6. É a maneira como os historiadores entendem e analisam a passagem do tempo a partir de mudanças e permanências nas sociedades.
  7. Porque esses marcos ajudam a identificar transformações significativas que alteraram a vida das sociedades.
    • Início da Idade Média
    • Início da Idade Contemporânea
  8. Mostra que o tempo pode ser entendido de formas diferentes, não apenas pelo calendário ocidental.
  9. Resposta pessoal do aluno, desde que justificada (ex.: Independência em 1822 como ruptura, ou permanência de desigualdades sociais como continuidade).

Atividade Completa em PDF

Conclusão

Trabalhar a noção de tempo histórico permite aos alunos perceber que o passado não é apenas uma sequência de datas, mas uma construção marcada por mudanças e permanências. A habilidade EF06HI01 possibilita compreender diferentes formas de periodização e reconhecer que o modo como organizamos os acontecimentos depende de escolhas culturais, sociais e políticas. Essa reflexão amplia a visão crítica sobre a História e sua relação com o presente.


Veja mais Atividades de História aqui

📘 Gostou da Atividade?

Essa foi apenas uma amostra!

✅ Quero o Pacote Completo!

📥 Acesso imediato em minutos após o pagamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banner Pacote de Atividades de História 6 ao 9 ano