De acordo com a BNCC (EF06HI01), os estudantes do 6º ano devem desenvolver a habilidade de identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos, reconhecendo tanto as continuidades quanto as rupturas presentes no decorrer da História.
✏️ Pacote de Atividades de História do 6º ao 9º Ano
✔ Atividades em Word ✔ Editáveis ✔ Com Gabarito ✔ Alinhadas à BNCC
Já ajudou + de 1.000 Educadores a economizar horas de planejamento em História.
Quero Conhecer o Pacote!Garantia de satisfação de 7 dias
Compreender o tempo histórico é essencial para perceber que cada sociedade constrói sua própria forma de medir e interpretar o tempo, seja por marcos culturais, naturais ou políticos. A periodização, por sua vez, é um recurso criado pelos historiadores para organizar e facilitar o estudo dos acontecimentos do passado.
Atividade sobre Periodização Histórica
- O que significa a palavra periodização na História?
- Complete: A periodização serve para organizar os acontecimentos históricos em _____________________.
- Cite um exemplo de continuidade e um de ruptura na História do Brasil.
- A divisão tradicional da História Ocidental é marcada em quatro períodos. Quais são eles?
- (Verdadeiro ou Falso)
a) O tempo histórico pode ser o mesmo em todas as culturas.
b) A Idade Média começou após a queda do Império Romano do Ocidente.
c) A Idade Moderna terminou com a Revolução Francesa. - Explique com suas palavras o que é tempo histórico.
- Por que os historiadores utilizam marcos importantes (como guerras, revoluções ou descobertas) para definir os períodos históricos?
- Observe a linha do tempo abaixo e complete:
- 476 d.C → Queda do Império Romano do Ocidente → Início da _______________________
- 1789 → Revolução Francesa → Início da ______________________________
- Em algumas culturas indígenas, o tempo é marcado pelas fases da natureza (chuvas, colheitas, caça). O que isso mostra sobre as diferentes formas de compreender o tempo?
- Escolha um acontecimento importante da História do Brasil e explique se ele representou uma continuidade ou uma ruptura.
Gabarito
- É a forma de dividir a História em períodos para facilitar o estudo e a compreensão dos acontecimentos.
- períodos.
- Continuidade: o uso da língua portuguesa desde a colonização até hoje.
Ruptura: a Proclamação da República em 1889, que mudou o sistema de governo. - Idade Antiga, Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea.
- a) Falso – cada cultura pode ter sua própria forma de contar o tempo.
b) Verdadeiro.
c) Verdadeiro. - É a maneira como os historiadores entendem e analisam a passagem do tempo a partir de mudanças e permanências nas sociedades.
- Porque esses marcos ajudam a identificar transformações significativas que alteraram a vida das sociedades.
-
- Início da Idade Média
- Início da Idade Contemporânea
- Mostra que o tempo pode ser entendido de formas diferentes, não apenas pelo calendário ocidental.
- Resposta pessoal do aluno, desde que justificada (ex.: Independência em 1822 como ruptura, ou permanência de desigualdades sociais como continuidade).
Atividade Completa em PDF
Conclusão
Trabalhar a noção de tempo histórico permite aos alunos perceber que o passado não é apenas uma sequência de datas, mas uma construção marcada por mudanças e permanências. A habilidade EF06HI01 possibilita compreender diferentes formas de periodização e reconhecer que o modo como organizamos os acontecimentos depende de escolhas culturais, sociais e políticas. Essa reflexão amplia a visão crítica sobre a História e sua relação com o presente.
Veja mais Atividades de História aqui
📘 Gostou da Atividade?
Essa foi apenas uma amostra!
✅ Quero o Pacote Completo!📥 Acesso imediato em minutos após o pagamento