De acordo com a BNCC (EF08HI03), é importante que os alunos analisem como a Revolução Industrial transformou a produção de bens, a circulação de produtos e até a vida das pessoas e culturas no mundo. Essa atividade foi elaborada para estimular a reflexão crítica sobre essas mudanças e como elas influenciaram a sociedade moderna.
✏️ Pacote de Atividades de História do 6º ao 9º Ano
✔ Atividades em Word ✔ Editáveis ✔ Com Gabarito ✔ Alinhadas à BNCC
Já ajudou + de 1.000 Educadores a economizar horas de planejamento em História.
Quero Conhecer o Pacote!Garantia de satisfação de 7 dias
📖 Breve explicação
A Revolução Industrial começou na Inglaterra, no século XVIII, e se expandiu para outros países ao longo do século XIX. Foi marcada pela substituição do trabalho manual pelas máquinas, pelo uso do carvão e depois do petróleo, e pela criação de fábricas. Esses avanços trouxeram aumento da produção, novas formas de transporte e comércio, mas também problemas sociais, como exploração do trabalho e poluição.
✏️ Lista de Exercícios sobre Revolução Industrial
- Explique por que a Inglaterra foi considerada o berço da Revolução Industrial.
- Cite dois impactos positivos da Revolução Industrial para a produção de bens.
- Indique dois problemas sociais surgidos com a Revolução Industrial.
- A invenção da locomotiva a vapor foi essencial para:
a) Aumentar a produção agrícola
b) Melhorar o transporte de pessoas e mercadorias
c) Diminuir o uso de carvão
d) Evitar greves nas fábricas - Como a Revolução Industrial influenciou a circulação de culturas pelo mundo?
- Diferencie o trabalho nas fábricas do século XIX em relação ao trabalho artesanal.
- Explique como o crescimento das cidades (urbanização) está ligado à Revolução Industrial.
- O que eram os movimentos operários e quais eram suas principais reivindicações?
- Relacione a Revolução Industrial com a globalização dos dias atuais.
- Interprete a frase: “A Revolução Industrial mudou não apenas a economia, mas também a forma de viver das pessoas.”
✅ Gabarito
- Porque reunia condições favoráveis: disponibilidade de carvão e ferro, capital acumulado, portos para comércio e estabilidade política.
- Aumento da produção em massa; maior variedade e acesso a produtos.
- Jornadas longas de trabalho; exploração de mulheres e crianças; péssimas condições de higiene nas cidades.
- b) Melhorar o transporte de pessoas e mercadorias.
- As rotas comerciais intensificaram o contato entre diferentes culturas, difundindo hábitos, ideias e produtos.
- O trabalho artesanal era manual e individual; nas fábricas passou a ser coletivo, repetitivo e dependente de máquinas.
- As fábricas atraíram trabalhadores do campo, formando cidades industriais superpovoadas.
- Foram lutas dos trabalhadores por melhores salários, redução da jornada de trabalho e condições mais dignas.
- A Revolução Industrial abriu caminho para um mercado cada vez mais integrado, semelhante ao que vemos na globalização atual.
- Significa que as transformações não foram só econômicas, mas afetaram a vida cotidiana, a organização familiar e os valores sociais.
Atividade Completa em PDF
Conclusão
Trabalhar a Revolução Industrial em sala de aula permite que os alunos compreendam a origem de muitas transformações que moldaram o mundo contemporâneo. Ao refletir sobre os impactos positivos e negativos desse processo, eles desenvolvem uma visão crítica sobre a relação entre progresso, sociedade e qualidade de vida.
Veja mais Atividades de História aqui
📘 Gostou da Atividade?
Essa foi apenas uma amostra!
✅ Quero o Pacote Completo!📥 Acesso imediato em minutos após o pagamento