Olá, professor(a)! Sabemos que o ensino de frações pode ser um grande desafio para os alunos do 5º ano. Por isso, preparamos uma série de situações-problema com frações, que podem ser aplicadas diretamente em sala de aula ou adaptadas de acordo com a necessidade da sua turma. Essas atividades visam fortalecer o entendimento das frações, utilizando exemplos práticos do cotidiano para facilitar a compreensão.
Atividades de Frações: Situações-Problema para o 5º Ano
- Joana comprou uma pizza e comeu metade dela. Qual fração da pizza ainda resta?
a) ½
b) ¼
c) ⅓
d) ⅕
Gabarito: ½
- Em uma sala de aula, ⅗ dos alunos são meninos. Qual fração representa as meninas?
a) ⅖
b) ⅕
c) ⅗
d) ⅙
Gabarito: ⅖
- Um bolo foi dividido em 8 fatias, e Paulo comeu ⅜ do bolo. Quantas fatias ainda restam?
a) ⅝
b) ⅞
c) ⅘
d) ⅔
Gabarito: ⅝
- Ana tinha 6 chocolates e deu ⅓ deles para sua amiga. Quantos chocolates Ana deu?
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
Gabarito: 2
- Em uma fazenda, ¾ das árvores são frutíferas. Se há 100 árvores no total, quantas são frutíferas?
Resposta: 75 árvores frutíferas.
- Carlos percorreu ⅖ do caminho até a escola, que tem 10 km. Quantos quilômetros Carlos já percorreu?
Resposta: 4 km.
- Uma barra de chocolate foi dividida em 12 partes iguais, e Pedro comeu ⅔ delas. Quantas partes Pedro comeu?
Resposta: 8 partes.
- Um grupo de amigos decidiu dividir igualmente ½ de um bolo. Se houver 4 amigos, qual fração do bolo cada um ficará?
a) ⅛
b) ¼
c) ⅓
d) ⅙
Gabarito: ⅛
- De um tanque cheio, João usou ⅖ da água para regar o jardim. Qual fração da água ainda resta?
Resposta: ⅗.
- Em uma pesquisa, ⅞ dos entrevistados disseram que gostam de matemática. Se 56 pessoas foram entrevistadas, quantas delas disseram gostar de matemática?
Resposta: 49 pessoas.
- Uma fita de 9 metros foi cortada em ⅓ de seu tamanho. Qual o comprimento da parte cortada?
Resposta: 3 metros.
- Em uma caixa de suco, restam ⅖ do conteúdo. Se a caixa tinha originalmente 2 litros, quantos litros ainda restam?
Resposta: 0,8 litros.
Essas atividades proporcionam uma maneira divertida e prática de ensinar frações, fazendo com que os alunos possam resolver problemas do dia a dia. Esperamos que essas situações-problema ajudem a sua turma a compreender melhor as frações e a aplicá-las com confiança!
Mais Atividades de Matemática para o 5º Ano