Ensinar pontuação é fundamental para o desenvolvimento da escrita dos alunos do 5º ano. É nesse estágio que eles começam a compreender com mais clareza a função dos sinais de pontuação na organização das ideias e na clareza dos textos. Nesta postagem, reunimos 10 exercícios de pontuação cuidadosamente elaborados para ajudar professores a trabalharem esse conteúdo em sala de aula de forma prática e eficiente. Ao final, você encontra o gabarito completo para facilitar a correção.
✏️ Pacote de Atividades do Fundamental I e II
✔Atividades prontas para imprimir ✔Com Gabarito ✔Alinhadas à BNCC
Já ajudou + de 1.000 Educadores a economizar horas de planejamento.
Quero Conhecer o Pacote!Garantia de satisfação de 7 dias
Exercícios de Pontuação 5º e 6º Ano
1. Complete as frases com o sinal de pontuação adequado (ponto final, ponto de interrogação ou ponto de exclamação):
a) Você vai ao passeio da escola___
b) Que incrível___
c) Eu estudei para a prova de matemática___
2. Reescreva a frase com as vírgulas corretamente colocadas:
O cachorro pequeno agitado e barulhento latiu o dia todo.
3. Assinale a alternativa que apresenta pontuação correta:
a) Ontem eu fui ao parque, brinquei com meus amigos e voltei para casa.
b) Ontem, eu fui ao parque brinquei, com meus amigos e voltei para casa.
c) Ontem eu fui ao parque brinquei com meus amigos, e voltei para casa.
4. Coloque as vírgulas corretamente na frase abaixo:
Maria João Pedro e Ana foram ao cinema.
5. Complete com dois-pontos ou travessão:
A professora disse___ precisamos terminar a tarefa até amanhã.
6. Reescreva a frase utilizando a pontuação correta:
que frio está fazendo hoje
7. Assinale a alternativa com pontuação incorreta:
a) Gosto de ler livros, escrever histórias e desenhar.
b) Hoje é segunda-feira vamos estudar.
c) Ele chegou cedo, fez o dever e descansou.
8. Insira aspas na frase a seguir, destacando o que foi dito:
O menino disse que adorou a aula de ciências.
9. Reescreva o diálogo com os sinais de pontuação corretos:
joão perguntou você trouxe o lanche
maria respondeu sim trouxe um sanduíche
10. Complete com ponto final, ponto de exclamação ou ponto de interrogação:
a) Parabéns pela apresentação___
b) Onde estão meus óculos___
c) O livro está sobre a mesa___
Gabarito dos Exercícios
1.
a) ?
b) !
c) .
2.
O cachorro, pequeno, agitado e barulhento, latiu o dia todo.
3.
a) Ontem eu fui ao parque, brinquei com meus amigos e voltei para casa.
4.
Maria, João, Pedro e Ana foram ao cinema.
5.
A professora disse: precisamos terminar a tarefa até amanhã.
6.
Que frio está fazendo hoje!
7.
b) Hoje é segunda-feira vamos estudar. ❌ (Faltou pontuação entre as orações)
8.
O menino disse: “Adorei a aula de ciências.”
9.
João perguntou: “Você trouxe o lanche?”
Maria respondeu: “Sim, trouxe um sanduíche.”
10.
a) !
b) ?
c) .
Atividade de Pontuação Completa em PDF para Imprimir
Atividade com Texto para Pontuação
Texto com ausência de pontuação proposital
Era uma manhã de segunda feira o sol já brilhava forte no céu e os alunos chegavam apressados à escola alguns conversavam animadamente no portão outros tentavam terminar a lição que esqueceram de fazer em casa
Na sala de aula a professora entrou com um sorriso cumprimentou a turma e disse hoje teremos uma atividade especial vocês vão trabalhar em grupo e deverão preparar uma apresentação sobre meio ambiente
Os alunos se dividiram rapidamente uns ficaram animados outros reclamaram mas no fim todos começaram a organizar as tarefas um colega sugeriu pesquisar na internet outro propôs fazer cartazes coloridos enquanto isso dois alunos disseram que poderiam apresentar o trabalho para a turma
Ao final da aula a professora chamou a atenção da classe e falou quero ver dedicação responsabilidade e principalmente cooperação pois é assim que se aprende de verdade
Exercícios sobre Pontuação
1. Reescrita completa
Reescreva o texto acima, inserindo corretamente todos os sinais de pontuação necessários.
2. Uso da vírgula
Na frase “Era uma manhã de segunda feira o sol já brilhava forte no céu”, onde a vírgula deve ser colocada?
3. Uso do ponto final
Reescreva o trecho “alguns conversavam animadamente no portão outros tentavam terminar a lição que esqueceram de fazer em casa” utilizando corretamente o ponto final.
4. Uso dos dois-pontos
No trecho “e disse hoje teremos uma atividade especial vocês vão trabalhar em grupo”, insira corretamente os dois-pontos.
5. Uso do travessão
Reescreva a fala da professora no final do texto usando travessão em vez de aspas.
6. Correção de período longo
No trecho “os alunos se dividiram rapidamente uns ficaram animados outros reclamaram mas no fim todos começaram a organizar as tarefas”, insira os sinais de pontuação que tornam o período mais claro.
7. Identificação
Liste três lugares no texto em que seja obrigatório o uso do ponto final.
8. Reflexão
Explique como a ausência de pontuação pode prejudicar a compreensão do texto.
Gabarito – Exercícios sobre Pontuação
1. Reescrita completa
Texto corrigido:
Era uma manhã de segunda-feira. O sol já brilhava forte no céu, e os alunos chegavam apressados à escola. Alguns conversavam animadamente no portão; outros tentavam terminar a lição que esqueceram de fazer em casa.
Na sala de aula, a professora entrou com um sorriso, cumprimentou a turma e disse: — Hoje teremos uma atividade especial. Vocês vão trabalhar em grupo e deverão preparar uma apresentação sobre meio ambiente.
Os alunos se dividiram rapidamente: uns ficaram animados, outros reclamaram, mas, no fim, todos começaram a organizar as tarefas. Um colega sugeriu pesquisar na internet; outro propôs fazer cartazes coloridos. Enquanto isso, dois alunos disseram que poderiam apresentar o trabalho para a turma.
Ao final da aula, a professora chamou a atenção da classe e falou: — Quero ver dedicação, responsabilidade e, principalmente, cooperação, pois é assim que se aprende de verdade.
2. Uso da vírgula
Frase: “Era uma manhã de segunda-feira, o sol já brilhava forte no céu.”
✔ A vírgula separa duas orações independentes, marcando a pausa.
3. Uso do ponto final
Trecho corrigido: “Alguns conversavam animadamente no portão. Outros tentavam terminar a lição que esqueceram de fazer em casa.”
✔ O ponto final separa duas ideias completas.
4. Uso dos dois-pontos
Frase corrigida: “A professora entrou com um sorriso, cumprimentou a turma e disse: hoje teremos uma atividade especial…”
✔ Os dois-pontos introduzem a fala.
5. Uso do travessão
Fala da professora no final:
— Quero ver dedicação, responsabilidade e, principalmente, cooperação, pois é assim que se aprende de verdade.
✔ O travessão marca a fala direta no lugar das aspas.
6. Correção de período longo
Trecho corrigido: “Os alunos se dividiram rapidamente: uns ficaram animados, outros reclamaram, mas, no fim, todos começaram a organizar as tarefas.”
✔ Dois-pontos, vírgulas e conjunções organizam o período.
7. Identificação
Três lugares obrigatórios para ponto final:
a) Após “…segunda-feira.”
b) Após “…em casa.”
c) Após “…para a turma.”
8. Reflexão
Resposta esperada: Sem a pontuação, o texto fica confuso, as ideias se misturam, e o leitor não consegue identificar pausas, separação de orações ou falas. A pontuação garante clareza, ritmo e compreensão.
🧑🏫 Conclusão
Esperamos que esses exercícios auxiliem no trabalho em sala de aula, tornando o ensino da pontuação mais dinâmico e acessível para seus alunos. Adaptáveis a diversas situações de aprendizagem, essas atividades podem ser usadas tanto para introdução quanto para revisão do conteúdo. Continue acompanhando nossas postagens para mais materiais prontos para aplicar com suas turmas!
Veja mais Atividades de Português para 5º Ano
Veja mais Atividades de Português para 6º Ano
📘 Gostou da Atividade?
Essa foi apenas uma amostra!
✅ Quero o Pacote Completo!📥 Acesso imediato em minutos após o pagamento





