Nesta postagem, disponibilizamos uma atividade com 11 exercícios sobre triângulos para alunos do 7º ano do ensino fundamental. O material inclui questões de múltipla escolha, dissertativas e práticas, abordando classificação quanto aos lados e ângulos, propriedades, desenho e interpretação. É um recurso útil para ser aplicado em sala de aula ou como lição de casa, reforçando os principais conceitos do conteúdo. Ao final, disponibilizamos o gabarito para facilitar a correção por parte do professor.
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Lista de Exercícios sobre Triângulos 7º Ano
1. Classifique o triângulo que possui lados medindo 5 cm, 5 cm e 8 cm.
a) Equilátero
b) Isósceles
c) Escaleno
d) Retângulo
2. Explique com suas palavras a diferença entre um triângulo acutângulo e um obtusângulo.
3. Um triângulo tem ângulos internos de 90°, 45° e 45°. Esse triângulo é:
a) Equilátero
b) Obtusângulo
c) Acutângulo
d) Retângulo
4. (Verdadeiro ou falso)
a) ( ) Todo triângulo equilátero também é acutângulo.
b) ( ) Um triângulo pode ter dois ângulos retos.
c) ( ) Um triângulo isósceles sempre tem dois lados iguais.
5. Um triângulo tem lados medindo 7 cm, 9 cm e 12 cm. Ele pode ser considerado um triângulo escaleno? Justifique sua resposta.
6. Desenhe um triângulo isósceles qualquer e indique os lados iguais.
7. Qual é a soma dos ângulos internos de qualquer triângulo?
a) 90°
b) 180°
c) 270°
d) 360°
8. É possível formar um triângulo com lados de medidas 2 cm, 3 cm e 6 cm? Justifique sua resposta com base na desigualdade triangular.
9. Complete: Um triângulo é considerado retângulo quando ________________________________.
10. Desenhe um triângulo acutângulo e marque seus ângulos com medidas estimadas.
11. Por que não é possível formar um triângulo com lados 1 cm, 2 cm e 4 cm?
Gabarito
- b) Isósceles
- Resposta pessoal. Espera-se algo como: “O acutângulo tem todos os ângulos menores que 90°; o obtusângulo tem um ângulo maior que 90°.”
- d) Retângulo
- a) V b) F c) V
- Sim. Todos os lados têm medidas diferentes, então é escaleno.
- Resposta prática — verificação do desenho com dois lados iguais.
- b) 180°
- Não. A soma de dois lados (2 + 3 = 5) não é maior que o terceiro lado (6), então não é possível formar o triângulo.
- …quando possui um ângulo de 90 graus.
- Resposta prática — todos os ângulos devem ser menores que 90°.
- Porque a soma dos dois menores lados (1 + 2 = 3) não é maior que o terceiro lado (4).
Atividade sobre Triângulos em PDF
Conclusão
Esperamos que esses exercícios auxiliem no desenvolvimento do conteúdo sobre triângulos em sua turma do 7º ano. Diversificar os tipos de questões ajuda os alunos a compreenderem melhor as propriedades das figuras geométricas e a aplicarem o conhecimento de forma prática e contextualizada. Continue acompanhando nosso site para mais atividades prontas para sala de aula!
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