Lista de Exercícios de Triângulos para 7° Ano

Nesta postagem, disponibilizamos uma atividade com 11 exercícios sobre triângulos para alunos do 7º ano do ensino fundamental. O material inclui questões de múltipla escolha, dissertativas e práticas, abordando classificação quanto aos lados e ângulos, propriedades, desenho e interpretação. É um recurso útil para ser aplicado em sala de aula ou como lição de casa, reforçando os principais conceitos do conteúdo. Ao final, disponibilizamos o gabarito para facilitar a correção por parte do professor.


Atividade – Triângulos (7º Ano)

1. Classifique o triângulo que possui lados medindo 5 cm, 5 cm e 8 cm.
a) Equilátero
b) Isósceles
c) Escaleno
d) Retângulo

2. Explique com suas palavras a diferença entre um triângulo acutângulo e um obtusângulo.

3. Um triângulo tem ângulos internos de 90°, 45° e 45°. Esse triângulo é:
a) Equilátero
b) Obtusângulo
c) Acutângulo
d) Retângulo

4. (Verdadeiro ou falso)
a) ( ) Todo triângulo equilátero também é acutângulo.
b) ( ) Um triângulo pode ter dois ângulos retos.
c) ( ) Um triângulo isósceles sempre tem dois lados iguais.

5. Um triângulo tem lados medindo 7 cm, 9 cm e 12 cm. Ele pode ser considerado um triângulo escaleno? Justifique sua resposta.

6. Desenhe um triângulo isósceles qualquer e indique os lados iguais.

7. Qual é a soma dos ângulos internos de qualquer triângulo?
a) 90°
b) 180°
c) 270°
d) 360°

8. É possível formar um triângulo com lados de medidas 2 cm, 3 cm e 6 cm? Justifique sua resposta com base na desigualdade triangular.

9. Complete: Um triângulo é considerado retângulo quando ________________________________.

10. Desenhe um triângulo acutângulo e marque seus ângulos com medidas estimadas.

11. Por que não é possível formar um triângulo com lados 1 cm, 2 cm e 4 cm?


Gabarito

  1. b) Isósceles
  2. Resposta pessoal. Espera-se algo como: “O acutângulo tem todos os ângulos menores que 90°; o obtusângulo tem um ângulo maior que 90°.”
  3. d) Retângulo
  4. a) V b) F c) V
  5. Sim. Todos os lados têm medidas diferentes, então é escaleno.
  6. Resposta prática — verificação do desenho com dois lados iguais.
  7. b) 180°
  8. Não. A soma de dois lados (2 + 3 = 5) não é maior que o terceiro lado (6), então não é possível formar o triângulo.
  9. …quando possui um ângulo de 90 graus.
  10. Resposta prática — todos os ângulos devem ser menores que 90°.
  11. Porque a soma dos dois menores lados (1 + 2 = 3) não é maior que o terceiro lado (4).

Conclusão

Esperamos que esses exercícios auxiliem no desenvolvimento do conteúdo sobre triângulos em sua turma do 7º ano. Diversificar os tipos de questões ajuda os alunos a compreenderem melhor as propriedades das figuras geométricas e a aplicarem o conhecimento de forma prática e contextualizada. Continue acompanhando nosso site para mais atividades prontas para sala de aula!

Veja mais Exercícios de Matemática para 7° Ano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Pós-Graduação do Gran Cursos Online