Nesta postagem, disponibilizamos uma atividade com 11 exercícios sobre triângulos para alunos do 7º ano do ensino fundamental. O material inclui questões de múltipla escolha, dissertativas e práticas, abordando classificação quanto aos lados e ângulos, propriedades, desenho e interpretação. É um recurso útil para ser aplicado em sala de aula ou como lição de casa, reforçando os principais conceitos do conteúdo. Ao final, disponibilizamos o gabarito para facilitar a correção por parte do professor.
Atividade – Triângulos (7º Ano)
1. Classifique o triângulo que possui lados medindo 5 cm, 5 cm e 8 cm.
a) Equilátero
b) Isósceles
c) Escaleno
d) Retângulo
2. Explique com suas palavras a diferença entre um triângulo acutângulo e um obtusângulo.
3. Um triângulo tem ângulos internos de 90°, 45° e 45°. Esse triângulo é:
a) Equilátero
b) Obtusângulo
c) Acutângulo
d) Retângulo
4. (Verdadeiro ou falso)
a) ( ) Todo triângulo equilátero também é acutângulo.
b) ( ) Um triângulo pode ter dois ângulos retos.
c) ( ) Um triângulo isósceles sempre tem dois lados iguais.
5. Um triângulo tem lados medindo 7 cm, 9 cm e 12 cm. Ele pode ser considerado um triângulo escaleno? Justifique sua resposta.
6. Desenhe um triângulo isósceles qualquer e indique os lados iguais.
7. Qual é a soma dos ângulos internos de qualquer triângulo?
a) 90°
b) 180°
c) 270°
d) 360°
8. É possível formar um triângulo com lados de medidas 2 cm, 3 cm e 6 cm? Justifique sua resposta com base na desigualdade triangular.
9. Complete: Um triângulo é considerado retângulo quando ________________________________.
10. Desenhe um triângulo acutângulo e marque seus ângulos com medidas estimadas.
11. Por que não é possível formar um triângulo com lados 1 cm, 2 cm e 4 cm?
Gabarito
- b) Isósceles
- Resposta pessoal. Espera-se algo como: “O acutângulo tem todos os ângulos menores que 90°; o obtusângulo tem um ângulo maior que 90°.”
- d) Retângulo
- a) V b) F c) V
- Sim. Todos os lados têm medidas diferentes, então é escaleno.
- Resposta prática — verificação do desenho com dois lados iguais.
- b) 180°
- Não. A soma de dois lados (2 + 3 = 5) não é maior que o terceiro lado (6), então não é possível formar o triângulo.
- …quando possui um ângulo de 90 graus.
- Resposta prática — todos os ângulos devem ser menores que 90°.
- Porque a soma dos dois menores lados (1 + 2 = 3) não é maior que o terceiro lado (4).
Conclusão
Esperamos que esses exercícios auxiliem no desenvolvimento do conteúdo sobre triângulos em sua turma do 7º ano. Diversificar os tipos de questões ajuda os alunos a compreenderem melhor as propriedades das figuras geométricas e a aplicarem o conhecimento de forma prática e contextualizada. Continue acompanhando nosso site para mais atividades prontas para sala de aula!