A probabilidade é um dos conceitos mais importantes e presentes no nosso dia a dia, seja em jogos, decisões ou situações cotidianas. Nesta atividade, preparamos 12 exercícios que ajudarão os alunos do 5º e 6º ano a compreender e aplicar os princípios da probabilidade de maneira prática. As questões incluem múltipla escolha e perguntas abertas, proporcionando uma abordagem variada e dinâmica.
Esperamos que esta atividade seja uma ferramenta valiosa para auxiliar os professores em sala de aula. Também elaboramos um arquivo em PDF pronto para impressão, para facilitar a aplicação em sala de aula.
Exercícios de Probabilidade
- Em uma caixa, há 5 bolas vermelhas, 3 bolas verdes e 2 bolas azuis. Se retirarmos uma bola ao acaso, qual a probabilidade de ser uma bola verde?
- a) 1/2
b) 3/10
c) 2/5
d) 1/4
- a) 1/2
- Qual a probabilidade de, ao lançar um dado de 6 faces, o resultado ser um número par?
- a) 1/3
b) 1/6
c) 1/2
d) 2/3
- a) 1/3
- Em um baralho comum de 52 cartas, qual a probabilidade de tirar um Ás?
- a) 1/13
b) 1/26
c) 1/52
d) 4/52
- a) 1/13
- Se uma moeda é lançada 5 vezes, qual a probabilidade de sair cara em todos os lançamentos?
- Qual é a probabilidade de tirar um número primo ao lançar um dado?
- a) 1/2
b) 1/3
c) 1/4
d) 1/6
- a) 1/2
- Em uma urna há 4 bolas brancas, 3 bolas pretas e 3 bolas amarelas. Qual a probabilidade de retirar uma bola branca ou preta?
- Ao jogar dois dados, qual a probabilidade de a soma ser igual a 7?
- a) 1/6
b) 1/12
c) 1/36
d) 1/3
- a) 1/6
- Se um dado é lançado 3 vezes, qual a probabilidade de obter o número 6 em todas as jogadas?
- Se retiramos uma carta de um baralho de 52 cartas, qual a probabilidade de ela ser uma carta de copas?
- a) 1/13
b) 1/26
c) 1/4
d) 1/2
- a) 1/13
- Um grupo de 5 amigos vai sortear quem será o líder. Qual a probabilidade de João ser sorteado?
- Em uma sala com 15 meninos e 10 meninas, qual a probabilidade de escolher uma menina aleatoriamente?
- a) 1/2
b) 2/5
c) 1/3
d) 1/4
- a) 1/2
- Em uma caixa há 8 chocolates ao leite e 12 chocolates amargos. Se retirarmos um chocolate sem olhar, qual a probabilidade de ser um chocolate ao leite?
Gabarito
- b) 3/10
- c) 1/2
- a) 1/13
- (1/2)^5 = 1/32
- b) 1/2
- 7/10
- a) 1/6
- (1/6) x (1/6) x (1/6) = 1/216
- c) 1/4
- 1/5
- b) 2/5
- 2/5
Esses exercícios foram elaborados para desafiar os alunos a aplicarem os conceitos de probabilidade em diferentes contextos. Incentive-os a resolver as questões e discutir as soluções em sala de aula, promovendo a reflexão sobre as situações apresentadas. Esperamos que este material seja um recurso útil para suas aulas.