Atividade de Interpretação de Texto para 6º e 7º Ano

Bem-vindo(a), professor(a)! Nesta atividade de interpretação de texto para o 6º e 7º ano do ensino fundamental, trazemos um conteúdo envolvente e cuidadosamente elaborado para estimular a leitura e a compreensão de textos em seus alunos. O texto selecionado é adequado à faixa etária, com linguagem clara e objetiva, e os exercícios foram preparados para desenvolver as habilidades de interpretação e análise crítica dos estudantes.

Ao final, disponibilizamos um arquivo em PDF pronto para imprimir e ser aplicado. Esperamos que essa atividade contribua para o aprendizado significativo em sala de aula e facilite seu planejamento pedagógico.

O Enigma do Relógio Antigo

Em uma tarde chuvosa, Pedro encontrou um antigo relógio no sótão da casa de sua avó. O relógio parecia estar quebrado, com seus ponteiros parados exatamente às três horas. Curioso, Pedro tentou girar os ponteiros, mas ao fazer isso, algo estranho aconteceu: o tempo ao seu redor começou a desacelerar. As gotas de chuva, que caíam rapidamente na janela, agora deslizavam devagar como se estivessem suspensas no ar. Pedro percebeu que o relógio tinha o poder de controlar o tempo. Ele experimentou girar os ponteiros para frente e para trás, avançando e retrocedendo alguns minutos no tempo. Fascinado pelo objeto, Pedro passou horas explorando as possibilidades do relógio, testando seus limites e vivendo momentos de pura magia. No entanto, com o passar do tempo, ele percebeu que brincar com o tempo não era tão simples quanto parecia. Cada mudança criava pequenas alterações no mundo ao seu redor, como uma folha que caía em um lugar diferente ou um som que ecoava de forma estranha. Ao final da tarde, Pedro decidiu devolver o relógio ao seu lugar original, refletindo sobre o poder que havia descoberto e sobre a responsabilidade que ele carregava. Ele sabia que aquele relógio guardava mistérios que talvez nunca fossem completamente revelados.

Exercícios de Interpretação

  1. Onde Pedro encontrou o relógio antigo?
    • a) No quintal de sua casa.
    • b) No quarto de sua avó.
    • c) No sótão da casa de sua avó.
    • d) Em uma loja de antiguidades.
  2. O que aconteceu quando Pedro tentou girar os ponteiros do relógio?
    • a) O relógio quebrou completamente.
    • b) O tempo ao seu redor começou a desacelerar.
    • c) Nada aconteceu, pois o relógio estava quebrado.
    • d) Ele foi transportado para outro lugar.
  3. Como Pedro percebeu que o relógio tinha um poder especial?
    • a) Porque as gotas de chuva começaram a cair mais rápido.
    • b) Porque os ponteiros começaram a funcionar novamente.
    • c) Porque as gotas de chuva caíam lentamente, como se estivessem suspensas no ar.
    • d) Porque ele ouviu vozes vindas do relógio.
  4. O que Pedro fez depois de descobrir o poder do relógio?
    • a) Ele o destruiu.
    • b) Ele o vendeu para uma loja de antiguidades.
    • c) Ele passou horas explorando suas possibilidades.
    • d) Ele guardou o relógio em um cofre.
  5. Que tipo de mudanças Pedro notou ao brincar com o tempo?
    • a) Grandes mudanças, como o desaparecimento de pessoas.
    • b) Pequenas mudanças, como uma folha caindo em um lugar diferente.
    • c) Mudanças irreversíveis no mundo ao seu redor.
    • d) Nenhuma mudança notável.
  6. Por que Pedro decidiu devolver o relógio ao seu lugar original?
    • a) Porque ele quebrou o relógio.
    • b) Porque ele percebeu que brincar com o tempo era perigoso.
    • c) Porque o relógio parou de funcionar.
    • d) Porque sua avó o chamou para jantar.
  7. Qual era o horário que os ponteiros do relógio mostravam quando Pedro o encontrou?
    • a) Meio-dia.
    • b) Três horas.
    • c) Seis horas.
    • d) Nove horas.
  8. O que o texto sugere sobre o poder do relógio?
    • a) Que ele podia parar o tempo por completo.
    • b) Que ele controlava as pessoas ao redor.
    • c) Que ele permitia a Pedro controlar o tempo, mas com consequências.
    • d) Que ele apenas movia os ponteiros sem efeito no tempo.
  9. Como Pedro se sentiu ao final da história?
    • a) Ele se sentiu aliviado por não ter causado grandes problemas.
    • b) Ele ficou decepcionado com o relógio.
    • c) Ele sentiu orgulho de ter dominado o poder do relógio.
    • d) Ele ficou triste por não poder mais usar o relógio.
  10. O que podemos aprender com a história de Pedro e o relógio?
    • a) Que mexer com o tempo pode ter consequências inesperadas.
    • b) Que objetos antigos não têm valor.
    • c) Que o poder de controlar o tempo é uma grande diversão.
    • d) Que devemos confiar em objetos mágicos sem questionar.

Gabarito

  1. c) No sótão da casa de sua avó.
  2. b) O tempo ao seu redor começou a desacelerar.
  3. c) Porque as gotas de chuva caíam lentamente, como se estivessem suspensas no ar.
  4. c) Ele passou horas explorando suas possibilidades.
  5. b) Pequenas mudanças, como uma folha caindo em um lugar diferente.
  6. b) Porque ele percebeu que brincar com o tempo era perigoso.
  7. b) Três horas.
  8. c) Que ele permitia a Pedro controlar o tempo, mas com consequências.
  9. a) Ele se sentiu aliviado por não ter causado grandes problemas.
  10. a) Que mexer com o tempo pode ter consequências inesperadas.

Esperamos que essa atividade de interpretação de texto ajude você, professor(a), a incentivar a curiosidade e o prazer pela leitura em seus alunos. Com questões que exploram diferentes aspectos do texto, desde a compreensão literal até a inferência, essa proposta é uma excelente ferramenta para desenvolver as habilidades interpretativas das crianças. Aproveite para discutir em sala de aula as diferentes respostas e criar um ambiente de aprendizagem colaborativa e divertida!

Mais Atividades de Leitura e Interpretação para 6º Ano

Mais Atividades de Leitura e Interpretação para 7º Ano

3 comentários em “Atividade de Interpretação de Texto para 6º e 7º Ano”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima