Bem-vindo(a), professor(a)! Nesta atividade de interpretação de texto para o 5º e 6º ano do ensino fundamental, trazemos um conteúdo envolvente e cuidadosamente elaborado para estimular a leitura e a compreensão de textos em seus alunos. O texto selecionado é adequado à faixa etária, com linguagem clara e objetiva, e os exercícios foram preparados para desenvolver as habilidades de interpretação e análise crítica dos estudantes.
Ao final disponibilizamos um arquivo em PDF pronto para imprimir e ser aplicado. Esperamos que essa atividade contribua para o aprendizado significativo em sala de aula e facilite seu planejamento pedagógico.
O mistério do Parque Encantado
Era uma vez um parque muito bonito e cheio de árvores grandes e flores coloridas. As crianças adoravam brincar ali, especialmente no balanço, que ficava no centro do parque. O que ninguém sabia é que, durante a noite, algo mágico acontecia: os brinquedos ganhavam vida! O escorregador se transformava em uma grande cobra de metal que deslizava suavemente, os balanços balançavam sozinhos, e o gira-gira rodava pelo parque inteiro.
Certa noite, a pequena Laura, que adorava o parque, resolveu espiar pela janela de sua casa para ver o que acontecia quando o parque ficava vazio. Quando o relógio bateu meia-noite, ela viu algo inacreditável: os brinquedos começaram a se mexer! Sem pensar duas vezes, Laura correu para o parque. Ao chegar lá, foi recebida por um balanço que a chamou para brincar. Laura subiu no balanço e sentiu uma alegria que nunca tinha sentido antes. O vento soprava suave e as estrelas brilhavam intensamente no céu. Ela estava vivendo uma aventura mágica!
Na manhã seguinte, Laura voltou ao parque com seus amigos e contou o que havia acontecido. Ninguém acreditou nela, mas isso não importava. Ela sabia que tinha vivido uma noite inesquecível e que o parque encantado continuaria guardando seus mistérios.
Exercícios de Interpretação
- Onde se passa a história?
- a) No quintal da casa de Laura.
- b) Em um parque encantado.
- c) Em uma floresta.
- d) Na escola de Laura.
- Qual era o brinquedo favorito das crianças no parque?
- a) O escorregador.
- b) O gira-gira.
- c) O balanço.
- d) O escorrega.
- O que acontecia no parque à noite?
- a) As flores mudavam de cor.
- b) Os brinquedos ganhavam vida.
- c) O parque desaparecia.
- d) As crianças iam brincar.
- O que Laura fez ao ver os brinquedos se mexendo?
- a) Ficou com medo e voltou para casa.
- b) Chamou seus amigos para ver.
- c) Correu para o parque.
- d) Gritou pela mãe.
- Como Laura se sentiu quando estava no balanço?
- a) Triste.
- b) Com medo.
- c) Muito feliz.
- d) Indiferente.
- Por que os amigos de Laura não acreditaram na história dela?
- a) Eles nunca tinham visto os brinquedos se mexerem.
- b) Eles estavam com medo do parque.
- c) Eles não gostavam de Laura.
- d) Eles já conheciam o parque encantado.
- O que Laura viu quando espiou pela janela de sua casa?
- a) As árvores se mexendo.
- b) Os brinquedos do parque se mexendo.
- c) As estrelas brilhando intensamente.
- d) Crianças brincando no parque.
- Por que o parque era especial para as crianças?
- a) Porque ele era mágico à noite.
- b) Porque tinha muitos brinquedos.
- c) Porque ficava perto da casa de Laura.
- d) Porque as árvores faziam sombra para elas.
- Qual foi a primeira coisa que Laura fez ao chegar ao parque à noite?
- a) Brincou no gira-gira.
- b) Subiu no escorregador.
- c) Sentou no balanço.
- d) Correu de volta para casa.
- O que podemos aprender com a história de Laura?
- a) A magia está sempre ao nosso redor.
- b) Nunca devemos contar histórias mágicas para os outros.
- c) Brincar à noite é perigoso.
- d) É importante fazer amigos.
Gabarito
- b) Em um parque encantado.
- c) O balanço.
- b) Os brinquedos ganhavam vida.
- c) Correu para o parque.
- c) Muito feliz.
- a) Eles nunca tinham visto os brinquedos se mexerem.
- b) Os brinquedos do parque se mexendo.
- a) Porque ele era mágico à noite.
- c) Sentou no balanço.
- a) A magia está sempre ao nosso redor.
Esperamos que essa atividade de interpretação de texto ajude você, professor(a), a incentivar a curiosidade e o prazer pela leitura em seus alunos. Com questões que exploram diferentes aspectos do texto, desde a compreensão literal até a inferência, essa proposta é uma excelente ferramenta para desenvolver as habilidades interpretativas das crianças. Aproveite para discutir em sala de aula as diferentes respostas e criar um ambiente de aprendizagem colaborativa e divertida!