Atividade do Ciclo da Água para 5º Ano

O ciclo da água é um tema essencial para o aprendizado de Ciências no 5º ano, permitindo aos alunos compreenderem os processos naturais que envolvem o meio ambiente. Esta atividade foi planejada especialmente para ajudar professores a explorar o tema de forma prática e didática, promovendo reflexões e aprendizados significativos. Com exercícios variados e um gabarito detalhado, o conteúdo é ideal para ser aplicado diretamente em sala de aula ou adaptado conforme as necessidades dos alunos.


Preparação para a aula

Antes de iniciar os exercícios, é importante realizar uma breve explicação sobre o ciclo da água, destacando os seguintes processos:

  1. Evaporação: Transformação da água líquida em vapor pela ação do calor do sol.
  2. Condensação: Formação de nuvens quando o vapor de água esfria e se transforma em gotículas.
  3. Precipitação: Chuva, neve ou granizo que ocorre quando as gotículas das nuvens se tornam pesadas.
  4. Infiltração e Escoamento: Parte da água penetra no solo e outra parte retorna aos rios, lagos e oceanos.

Dica para os professores: Use ilustrações ou animações para ajudar na compreensão visual. Incentive os alunos a compartilharem exemplos práticos, como observar a chuva ou ver poças d’água evaporando.


Atividade do Ciclo da Água para o 5º Ano

1. Complete as lacunas sobre o ciclo da água.

  • A __________ é o processo pelo qual a água líquida se transforma em vapor.
  • Quando o vapor de água esfria, ele se transforma em gotículas, formando __________.
  • A __________ ocorre quando as gotas das nuvens se tornam pesadas e caem em forma de chuva.

2. Relacione as etapas do ciclo da água com suas descrições.

(Escreva o número correto ao lado da etapa correspondente.)

  1. Evaporação
  2. Condensação
  3. Precipitação
  4. Infiltração
  • ( ) O vapor de água se transforma em gotículas e forma nuvens.
  • ( ) Parte da água penetra no solo.
  • ( ) A água líquida se transforma em vapor pela ação do calor.
  • ( ) As gotas das nuvens caem em forma de chuva.

3. Desenhe e explique.

Faça um desenho simples do ciclo da água. Identifique as principais etapas e escreva uma breve explicação sobre o que ocorre em cada uma delas.

4. Verdadeiro ou Falso.

Leia as afirmações abaixo e escreva V para verdadeiro ou F para falso:

  • ( ) O sol é a principal fonte de energia para o ciclo da água.
  • ( ) Durante a infiltração, a água evapora diretamente para a atmosfera.
  • ( ) O ciclo da água é contínuo e não tem fim.

5. Desafio: Poesia do Ciclo da Água.

Crie uma pequena poesia que inclua as palavras: “evaporação”, “nuvem”, “chuva” e “rios”. Use sua criatividade!


Gabarito

  1. Complete as lacunas:
    • Evaporação
    • Nuvens
    • Precipitação
  2. Relacione as etapas:
    • 2
    • 4
    • 1
    • 3
  3. Desenho e explicação:
    (O desenho varia, mas deve conter as etapas principais: evaporação, condensação, precipitação e infiltração.)
    Explicação exemplo: “A água dos rios evapora com o calor do sol, forma nuvens no céu, cai como chuva e retorna aos rios ou infiltra-se no solo.”
  4. Verdadeiro ou Falso:
    • V
    • F
    • V
  5. Poesia do Ciclo da Água:
    (Resposta aberta, variando conforme a criatividade do aluno.)

Conclusão

O estudo do ciclo da água é uma oportunidade para conectar os alunos ao meio ambiente e despertar a consciência sobre a importância da preservação dos recursos hídricos. Esperamos que estas atividades sirvam como um recurso valioso para suas aulas, proporcionando aprendizado de forma interativa e significativa. Não esqueça de adaptar os exercícios ao ritmo e às necessidades de sua turma!

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