Atividade sobre a Deriva dos Continentes para 7º Ano

De acordo com a BNCC (EF07CI16), os alunos do 7º ano devem justificar o formato das costas brasileira e africana com base na teoria da deriva dos continentes. Essa habilidade propõe compreender como os continentes já estiveram unidos no passado e como se separaram ao longo de milhões de anos, permitindo aos estudantes relacionar o formato atual dos continentes a processos geológicos de grande escala.

Nesta atividade, os professores poderão explorar um dos temas mais fascinantes da Geociência: a teoria da deriva continental de Alfred Wegener, que revolucionou o entendimento sobre a dinâmica do planeta Terra.


Breve explicação do tema

A teoria da deriva continental foi proposta pelo cientista Alfred Wegener, em 1912. Ele observou que as costas do Brasil e da África se encaixam como peças de um quebra-cabeça. Wegener concluiu que, há cerca de 200 milhões de anos, os continentes formavam um único supercontinente chamado Pangeia, que depois se fragmentou.

Esse movimento se deve à dinâmica das placas tectônicas, que “flutuam” sobre o manto terrestre e estão em constante movimento. Essa teoria foi essencial para a atual tectônica de placas, que explica terremotos, vulcões e formação de cadeias de montanhas.


Atividade sobre a Deriva Continental

  1. Quem foi o cientista responsável por propor a teoria da deriva continental?
  2. Em que ano Alfred Wegener apresentou essa teoria?
  3. O que significa o termo “deriva continental”?
  4. Qual era o nome do supercontinente que reunia Brasil e África?
  5. Há quantos milhões de anos, aproximadamente, ocorreu a separação entre América do Sul e África?
  6. Qual a principal evidência que levou Wegener a propor sua teoria?
  7. Cite dois tipos de fósseis encontrados em continentes diferentes que reforçam a teoria da deriva continental.
  8. Além do formato das costas, que outras evidências geológicas reforçam a ideia da deriva?
  9. O que são placas tectônicas?
  10. Explique por que as costas da América do Sul e da África parecem se encaixar.
  11. Quais fenômenos naturais também podem ser explicados pela movimentação das placas tectônicas?
  12. Explique a relação entre a deriva continental e a atual teoria da tectônica de placas.
  13. Como a teoria da deriva continental contribuiu para o estudo da geologia?
  14. Faça um desenho simples (ou descreva) mostrando como Brasil e África estariam unidos no passado.

Gabarito

  1. Alfred Wegener.
  2. 1912
  3. O deslocamento dos continentes sobre a superfície da Terra.
  4. Pangeia.
  5. Aproximadamente 200 milhões de anos.
  6. O encaixe das costas da América do Sul e da África.
  7. Mesossauro (réptil aquático) e Glossopteris (planta).
  8. Semelhanças de cadeias montanhosas, tipos de rochas e fósseis iguais em continentes diferentes.
  9. Grandes blocos da litosfera que flutuam sobre o manto terrestre.
  10. Porque já estiveram unidos no supercontinente Pangeia.
  11. Terremotos, vulcões, formação de montanhas.
  12. A deriva continental foi a base que originou a teoria moderna da tectônica de placas.
  13. Abriu caminho para explicar a formação de continentes, oceanos e eventos geológicos.
  14. Desenho ou descrição mostrando Brasil e África unidos como peças de um quebra-cabeça.

Atividade Completa em PDF

Conclusão

Essa atividade possibilita ao aluno compreender como a ciência evolui com base em observações, hipóteses e comprovações. O estudo da deriva continental e o encaixe das costas brasileira e africana são exemplos claros de como a Terra está em constante transformação. Ao trabalhar essa habilidade da BNCC, o professor amplia a visão dos estudantes sobre a dinâmica do planeta, tornando a ciência mais próxima e fascinante.


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