Nesta atividade, vamos explorar a Classificação de Substantivos, um tema essencial no estudo da Língua Portuguesa. Através de exercícios práticos, os alunos aprenderão a identificar e classificar substantivos em suas diferentes categorias, como comuns e próprios, concretos e abstratos, simples e compostos, entre outros. Professores, aproveitem este material para reforçar o conhecimento dos seus alunos e garantir que eles entendam bem essas distinções!
Explicação: Classificação de Substantivos
Os substantivos são palavras que nomeiam seres, objetos, lugares, sentimentos, entre outros. Eles podem ser classificados de diversas formas:
- Substantivos Comuns: Nomeiam seres em geral, sem particularizar. Ex.: cidade, carro.
- Substantivos Próprios: Nomeiam seres específicos, individualizando-os. Ex.: São Paulo, Brasil.
- Substantivos Concretos: Nomeiam seres que existem independentemente de outros. Ex.: cadeira, árvore.
- Substantivos Abstratos: Nomeiam sentimentos, ações, estados ou qualidades. Ex.: felicidade, alegria.
- Substantivos Simples: Formados por apenas uma palavra. Ex.: flor, sol.
- Substantivos Compostos: Formados por duas ou mais palavras. Ex.: guarda-chuva, beija-flor.
Agora que conhecemos a classificação dos substantivos, vamos praticar com exercícios.
Exercícios sobre Classificação de Substantivos
- Identifique se as palavras a seguir são substantivos comuns ou próprios:
a) Rio de Janeiro
b) gato
c) Mariana
d) escola
e) Brasil - Classifique os substantivos abaixo como concretos ou abstratos:
a) paz
b) felicidade
c) mesa
d) criança
e) coragem - Separe os substantivos simples dos compostos:
a) guarda-roupa
b) flor
c) beija-flor
d) avião
e) passatempo - Complete as frases com substantivos próprios ou comuns:
a) O _________ (nome de um país) é muito grande.
b) Eu vi uma __________ (nome de um animal) na floresta.
c) Minha escola se chama __________ (nome de uma escola).
d) Ontem fui ao __________ (nome de uma cidade).
e) Gosto muito do __________ (nome de uma fruta). - Escreva uma frase com cada tipo de substantivo abaixo:
a) Um substantivo comum.
b) Um substantivo próprio.
c) Um substantivo abstrato.
d) Um substantivo composto.
e) Um substantivo concreto. - Transforme os substantivos abaixo de comum para próprio:
a) cidade -> __________
b) menino -> __________
c) país -> __________
d) cachorro -> __________
e) rio -> __________ - Classifique as palavras abaixo como substantivos simples ou compostos:
a) girassol
b) açúcar
c) casa
d) guarda-chuva
e) porta-retrato - Indique se os substantivos sublinhados são concretos ou abstratos:
a) A alegria da criança era contagiante.
b) Ele tem uma amizade verdadeira.
c) A cidade estava cheia de turistas.
d) O amor dos pais pelos filhos é incondicional.
e) A porta estava aberta. - Marque a alternativa correta: “Paz” é um substantivo:
a) Concreto
b) Abstrato
c) Próprio
d) Composto - Complete com substantivos concretos:
a) O __________ caiu no chão.
b) A __________ estava cheia de flores.
c) A __________ era nova e muito confortável.
d) O __________ estava muito quente.
e) A __________ voava no céu. - Complete com substantivos abstratos:
a) A __________ é importante para todos.
b) A __________ das pessoas é essencial.
c) O __________ dela era contagiante.
d) A __________ deve ser praticada diariamente.
e) O __________ entre eles era forte. - Transforme as frases abaixo, trocando o substantivo comum pelo próprio correspondente:
a) Eu moro na cidade.
b) O menino saiu correndo.
c) O país é lindo.
d) O cachorro estava dormindo.
e) O rio passa pelo campo.
Gabarito
- a) Próprio | b) Comum | c) Próprio | d) Comum | e) Próprio
- a) Abstrato | b) Abstrato | c) Concreto | d) Concreto | e) Abstrato
- a) Composto | b) Simples | c) Composto | d) Simples | e) Composto
- a) Brasil | b) leão | c) Escola ABC | d) São Paulo | e) maçã
- Respostas variáveis.
- Respostas: a) São Paulo | b) João | c) Brasil | d) Rex | e) Amazonas
- a) Composto | b) Simples | c) Simples | d) Composto | e) Composto
- a) Abstrato | b) Abstrato | c) Concreto | d) Abstrato | e) Concreto
- Alternativa b) Abstrato
- Respostas variáveis (ex.: livro, árvore, cadeira, sol, pássaro).
- Respostas variáveis (ex.: paz, honestidade, alegria, paciência, amor).
- Respostas: a) Eu moro em São Paulo. | b) O João saiu correndo. | c) O Brasil é lindo. | d) O Rex estava dormindo. | e) O Amazonas passa pelo campo.
Atividade compelta para impressão
Com essa atividade, os alunos terão a oportunidade de praticar e reforçar os conceitos de Classificação de Substantivos de forma clara e objetiva. Através dos exercícios propostos, os professores poderão avaliar a compreensão dos alunos sobre os diferentes tipos de substantivos, tornando o aprendizado mais dinâmico e interativo. Use este material para complementar suas aulas e garantir que seus alunos estejam bem preparados para identificar e classificar substantivos corretamente.