A coerência e a coesão textuais são habilidades essenciais que ajudam os alunos a escreverem de forma clara e organizada. Elas garantem que as ideias em um texto estejam conectadas e fluam de maneira lógica, facilitando a compreensão. Para auxiliar os professores a trabalharem esses conceitos em sala de aula, preparamos uma série de 16 atividades, incluindo questões de múltipla escolha e exercícios práticos. Esses materiais são projetados para que os alunos aprimorem suas habilidades de escrita e aprendam a estruturar melhor seus textos.
Atividades de Coerência e Coesão
Atividade 1
Leia o texto abaixo e escolha a alternativa que melhor completa a ideia:
“O cachorro estava correndo pelo parque quando de repente…”
a) começou a chover.
b) apareceu um pássaro no céu.
c) o cachorro deitou e dormiu.
d) o dono o chamou para ir embora.
Atividade 2
Complete o trecho a seguir com a palavra mais adequada para manter a coesão:
“Ela acordou cedo ______ foi tomar café.”
a) e
b) mas
c) porém
d) por isso
Atividade 3
Escreva um pequeno parágrafo contando o que você fez no último final de semana. Use conectivos como “e”, “depois”, “então” e “porque” para dar coesão ao seu texto.
Atividade 4
Escolha a opção que torna o parágrafo abaixo mais coerente:
“Maria foi ao mercado comprar frutas. Chegando lá, ela comprou pão e biscoitos. Depois disso, voltou para casa e começou a fazer uma salada.”
a) porque não havia mais frutas.
b) que estava muito calor.
c) para fazer um bolo.
d) ela esqueceu o dinheiro.
Atividade 5
Reescreva o parágrafo abaixo de forma que ele tenha mais coerência:
“Ontem, fui ao cinema com meu amigo. Depois, fomos jantar em um restaurante italiano. A comida estava deliciosa, mas a sobremesa demorou para chegar. O filme que assistimos foi uma comédia romântica.”
Atividade 6
Qual frase abaixo quebra a coerência do texto?
“João estava cansado depois de jogar futebol. Ele tomou um banho e decidiu deitar-se. À noite, sonhou com sua viagem à praia.”
a) João estava cansado depois de jogar futebol.
b) Ele tomou um banho e decidiu deitar-se.
c) À noite, sonhou com sua viagem à praia.
d) O carro de João estava quebrado na garagem.
Atividade 7
Escreva uma narrativa curta sobre um dia inesquecível. Use conectivos para dar coesão à sua história.
Atividade 8
Leia o texto e identifique a opção que melhor organiza as ideias:
“Primeiro, o aluno chegou atrasado. Então, pediu desculpas ao professor. Em seguida, começou a fazer a tarefa que estava atrasada.”
a) “Ele não sabia o motivo do atraso.”
b) “Ele se atrasou porque perdeu o ônibus.”
c) “A professora já tinha encerrado a aula.”
d) “O aluno estava cansado.”
Atividade 9
Complete as frases abaixo com conectivos que mantenham a coesão:
- O sol estava brilhando, _______ decidimos ir à praia.
- Ela estudou muito, _______ passou na prova.
Atividade 10
Leia o parágrafo abaixo e corrija os erros de coesão:
“A professora deu a prova. Estava fácil. Os alunos terminaram rápido. Por isso, foram para casa antes da hora.”
Atividade 11
Reorganize as frases abaixo para que formem um texto coerente:
a) Ela saiu de casa com pressa.
b) Esqueceu de levar o celular.
c) Chegou na escola e percebeu que estava sem o material.
d) Voltou para casa para buscar o que havia esquecido.
Atividade 12
Qual das seguintes opções melhor mantém a coerência da sequência de eventos?
“Ele acordou cedo, tomou café da manhã e foi direto para…”
a) a escola.
b) dormir novamente.
c) a praia.
d) o parque de diversões.
Atividade 13
Identifique e corrija os erros de coesão no seguinte parágrafo:
“Ontem eu fiz a lição, porém esqueci de levar o livro, depois fui ao parque, e então joguei futebol. Portanto, estava tarde e voltei para casa.”
Atividade 14
Escolha a opção que melhor mantém a coesão do texto:
“Os alunos estavam estudando. Depois de alguns minutos, o professor entrou na sala e…”
a) começou a ensinar a nova matéria.
b) foi para casa.
c) os alunos saíram correndo.
d) a luz acabou.
Atividade 15
Reescreva o seguinte parágrafo para que ele tenha coesão e faça sentido:
“Eu estava estudando quando meu amigo chegou. Então, paramos para conversar. Depois, saímos para o parque, mas eu esqueci meu livro de novo.”
Atividade 16
Escreva uma história curta de 5 a 10 linhas sobre uma viagem que você fez, utilizando os conectivos “porque”, “então”, “depois” e “por isso” para dar coesão ao texto.
Gabarito
- Atividade 1: d) o dono o chamou para ir embora.
- Atividade 2: a) e
- Atividade 4: a) porque não havia mais frutas.
- Atividade 6: d) O carro de João estava quebrado na garagem.
- Atividade 8: b) Ele se atrasou porque perdeu o ônibus.
- Atividade 9:
- portanto
- por isso
- Atividade 11: a, b, c, d
- Atividade 12: a) a escola
- Atividade 14: a) começou a ensinar a nova matéria
Atividade Completa em PDF
Conclusão
Essas atividades foram desenvolvidas para reforçar os conceitos de coerência e coesão na escrita dos alunos. Ao praticar esses exercícios, os estudantes poderão desenvolver uma escrita mais organizada e clara, o que é essencial para a construção de textos bem estruturados. Aproveite essas atividades em sala de aula e observe o progresso na produção textual dos seus alunos.
Veja mais atividades de português para o 5º Ano aqui
Veja mais atividades de português para o 6º Ano aqui
Veja Mais Atividades de Português para o 7º Ano aqui