Procurando exercícios mais desafiadores para suas aulas de Matemática no 8º ano? Aqui vai uma seleção de 10 atividades inéditas e contextualizadas, perfeita para alunos que já dominam o básico e precisam exercitar o raciocínio lógico, a interpretação e os cálculos mais elaborados.
Geometria vai muito além de decorar fórmulas: é enxergar o mundo com outros olhos. Vamos treinar essa visão juntos?
Atividade – Geometria (Áreas, Perímetros e Problemas Combinados)
1. Uma praça pública tem formato retangular de 25 m x 12 m. No centro, existe um chafariz circular de raio 3 m.
a) Qual é a área total da praça?
b) Qual a área ocupada apenas pelo chafariz? (Use π=3,14\pi = 3,14π=3,14)
c) Qual é a área livre da praça (área da praça sem o chafariz)?
2. Um terreno mede 32 metros de comprimento e 18 metros de largura. O proprietário quer saber o tamanho em m² e em hectares.
a) Calcule a área em m².
b) Transforme essa área em hectares. (1 hectare = 10.000 m²)
3. Carla quer revestir o piso de sua cozinha, que mede 3,6 m de comprimento por 2,4 m de largura. As lajotas medem 30 cm x 30 cm.
a) Quantas lajotas completas ela vai precisar para cobrir todo o piso?
4. Um terreno tem a forma mostrada abaixo:
→ Um retângulo de 10 m x 6 m, anexado a um triângulo retângulo cuja base mede 6 m e altura mede 4 m.
a) Calcule a área do retângulo.
b) Calcule a área do triângulo.
c) Qual a área total do terreno?
5. Um corredor retangular de atletismo mede 40 m de comprimento por 20 m de largura. Um atleta dá 5 voltas completas nesse corredor.
a) Qual a distância percorrida pelo atleta?
6. Crie uma figura composta (pode ser desenho simples) que tenha exatamente 100 m² de área. Escreva as dimensões que escolheu e mostre como calculou a área.
7. Um tanque circular possui raio de 2,5 metros. O proprietário deseja pintar toda a parte interna do fundo do tanque.
a) Calcule a área a ser pintada, usando π=3,14\pi = 3,14π=3,14.
b) Se cada litro de tinta cobre 4 m², quantos litros ele precisará comprar?
8. Um banheiro mede 1,8 m de largura e 2,2 m de comprimento. As paredes têm 2,4 m de altura.
a) Calcule a área total das quatro paredes internas (desconsidere portas e janelas).
b) Se cada azulejo mede 20 cm x 20 cm, quantos azulejos serão necessários para revestir todas as paredes?
9. Um jardim quadrado tem 8 metros de lado. Um paisagista decide diminuir 1 metro em cada lado para fazer um caminho ao redor.
a) Qual a área original do jardim?
b) Qual a área após a redução?
c) Quantos metros quadrados o paisagista economizou com essa mudança?
10. Um losango possui diagonais medindo 12 cm e 20 cm.
a) Calcule sua área.
b) Se for desenhado um outro losango com diagonais o dobro das medidas, qual será sua nova área?
Gabarito
- a) 300 m²
b) 28,26 m²
c) 271,74 m² - a) 576 m²
b) 0,0576 ha - 96 lajotas
- a) 60 m²
b) 12 m²
c) 72 m² - 600 m
- Ex.: retângulo 10 m x 10 m = 100 m²
- a) 19,625 m²
b) 5 litros - a) 19,2 m²
b) 480 azulejos - a) 64 m²
b) 36 m²
c) 28 m² - a) 120 cm²
b) 480 cm²
Conclusão
A Matemática se torna muito mais interessante quando propomos desafios que envolvem a realidade dos alunos. Esses exercícios ajudam a consolidar o conteúdo de Geometria, aprimorar cálculos e estimular o raciocínio lógico. Escolha alguns ou use todos para tornar suas aulas ainda mais ricas e instigantes!