Os textos de opinião são essenciais no Ensino Fundamental II, pois ajudam os alunos a expressarem pensamentos, defenderem ideias e desenvolverem o senso crítico. No 6º e 7º ano, é importante trabalhar não apenas a leitura e interpretação desse gênero, mas também a prática de produzi-lo, observando estrutura, linguagem e argumentos.
Pacote de Atividades de Português!
Garanta agora o Pacote de Atividades de Português com atividades editáveis e prontas para usar. Economize tempo!
Quero Conhecer!Pensando nisso, preparei atividades práticas que podem ser utilizadas em sala ou como tarefa para casa. Elas estimulam a análise de textos de opinião e oferecem oportunidade para que os estudantes criem seus próprios textos, consolidando aprendizado e competências de escrita argumentativa.
Confira abaixo atividades prontas para aplicar com suas turmas!
Atividade 1 – Leitura e interpretação de texto de opinião
Leia o texto a seguir e responda às questões.
Deve ser Obrigatório Usar Uniforme na Escola?
Usar uniforme na escola é muito importante, pois ajuda a manter a disciplina, além de evitar comparações entre roupas caras e baratas. Assim, todos ficam iguais e ninguém é excluído por causa das roupas que usa. Porém, há quem ache que o uniforme tira a liberdade dos alunos se vestirem como querem. Eu acho que o uniforme deveria continuar obrigatório, porque é uma forma de segurança e de igualdade para todos.
Questões:
- Qual é o tema do texto?
- O autor é a favor ou contra o uso do uniforme? Justifique com um trecho do texto.
- Cite um argumento usado pelo autor para defender sua opinião.
- Você concorda ou discorda do autor? Explique por quê.
Atividade 2 – Identificação da estrutura do texto de opinião
Explique o que representam as partes abaixo em um texto de opinião:
- Introdução:
- Argumentos:
- Conclusão:
(Professor, se desejar, complemente esta atividade pedindo que os alunos identifiquem essas partes no texto da Atividade 1).
Atividade 3 – Produção de texto de opinião
Escolha um dos temas abaixo e escreva um texto de opinião com, no mínimo, 10 linhas. Apresente sua opinião clara, dê pelo menos dois argumentos e conclua seu texto de forma coerente.
Temas sugeridos:
- Animais devem ou não viver em zoológicos?
- O uso de celular deve ser permitido na escola?
- É melhor estudar de forma presencial ou online?
- Jogos eletrônicos fazem bem ou mal aos jovens?
Conclusão
Trabalhar textos de opinião com turmas do 6º e 7º ano é investir na formação de alunos críticos, capazes de defender suas ideias de maneira organizada e respeitosa. Essas atividades podem ser aplicadas de forma adaptada às diferentes realidades das salas de aula, estimulando não só a escrita, mas também o debate e a escuta ativa.
Espero que estas sugestões sejam úteis para enriquecer suas aulas e tornar o ensino de produção textual mais dinâmico e eficiente!