Probleminhas de Matemática para o 4º Ano

Olá, professores!

Sabemos que a resolução de problemas é uma habilidade essencial no desenvolvimento matemático das crianças. Pensando nisso, preparamos uma série de probleminhas de matemática especialmente elaborados para alunos do 4º ano do ensino fundamental. Estas atividades visam estimular o raciocínio lógico, a interpretação e a aplicação prática dos conceitos matemáticos aprendidos em sala de aula. Esperamos que este material seja um recurso útil para enriquecer suas aulas e engajar seus alunos no aprendizado da matemática.


Atividades de Matemática – 4º Ano

  1. Pedro tinha 24 figurinhas. Seu amigo João deu mais 15 figurinhas para ele. Quantas figurinhas Pedro tem agora?Resposta: Pedro tem agora 39 figurinhas.
    Cálculo: 24 + 15 = 39

  1. Ana comprou 3 caixas de lápis de cor. Cada caixa tem 12 lápis. Quantos lápis de cor Ana tem ao todo?Resposta: Ana tem 36 lápis de cor ao todo.
    Cálculo: 3 x 12 = 36

  1. Uma fazenda tem 48 vacas e 27 ovelhas. Quantos animais há na fazenda?Resposta:75 animais na fazenda.
    Cálculo: 48 + 27 = 75

  1. Em uma corrida, Maria percorreu 150 metros, Paulo percorreu 175 metros e Lucas percorreu 160 metros. Quem correu a maior distância?Resposta: Paulo correu a maior distância, 175 metros.

  1. Uma loja vendeu 85 balões na segunda-feira e 95 balões na terça-feira. Quantos balões a loja vendeu nos dois dias?Resposta: A loja vendeu 180 balões nos dois dias.
    Cálculo: 85 + 95 = 180

  1. Luiza leu um livro de 120 páginas. Ela leu 30 páginas por dia. Em quantos dias ela terminou o livro?Resposta: Luiza terminou o livro em 4 dias.
    Cálculo: 120 ÷ 30 = 4

  1. Carlos tem uma coleção de 60 carrinhos. Ele quer dividir igualmente entre seus 5 amigos. Quantos carrinhos cada amigo receberá?Resposta: Cada amigo receberá 12 carrinhos.
    Cálculo: 60 ÷ 5 = 12

  1. Em um pomar, há 36 macieiras e o dobro de laranjeiras. Quantas laranjeiras há no pomar?Resposta:72 laranjeiras no pomar.
    Cálculo: 36 x 2 = 72

  1. Uma professora tem 28 alunos e quer formar grupos com 4 alunos em cada. Quantos grupos ela poderá formar?Resposta: Ela poderá formar 7 grupos.
    Cálculo: 28 ÷ 4 = 7

  1. Um ônibus escolar tem 40 lugares. Se 27 alunos já estão sentados, quantos lugares ainda estão disponíveis?Resposta: Ainda estão disponíveis 13 lugares.
    Cálculo: 40 – 27 = 13

Esperamos que estas atividades sejam úteis em suas aulas e contribuam para o desenvolvimento das habilidades matemáticas de seus alunos. Incentive-os a ler atentamente cada problema, a discutir as estratégias de resolução e a compartilhar suas respostas com a turma. Assim, além de aprenderem matemática, eles desenvolverão competências importantes como a comunicação e o trabalho em equipe.

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