Os tipos de sujeito são uma parte essencial da análise sintática, sendo fundamentais para a compreensão e produção de textos. Nesta atividade, desenvolvemos uma série de exercícios voltados para alunos do 7º, 8º e 9º ano, com o objetivo de ajudar os professores a explorar e ensinar as nuances dessa importante categoria gramatical. Os exercícios aqui propostos variam entre questões de múltipla escolha, identificação e dissertativas, proporcionando um aprendizado completo e interativo. Utilize-os como base em sala de aula ou como reforço para os alunos.
Exercícios sobre Tipos de Sujeito
- Qual o tipo de sujeito na frase: “O cão latiu durante toda a noite”?
- a) Sujeito Simples
- b) Sujeito Composto
- c) Sujeito Oculto
- d) Sujeito Indeterminado
- Na frase: “Chegaram ontem as encomendas do exterior”, o sujeito é:
- a) Sujeito Simples
- b) Sujeito Oculto
- c) Sujeito Indeterminado
- d) Sujeito Composto
- Na frase: “Precisa-se de novos funcionários”, o sujeito é:
- a) Sujeito Indeterminado
- b) Sujeito Simples
- c) Sujeito Oculto
- d) Sujeito Composto
- Assinale a opção que representa um sujeito oculto:
- a) Eles viajaram no fim de semana.
- b) Saímos cedo da reunião.
- c) Há muitas dúvidas sobre o tema.
- d) Os alunos e professores discutiram o projeto.
- Na frase: “Vive-se bem naquela cidade”, o sujeito é:
- a) Sujeito Indeterminado
- b) Sujeito Simples
- c) Sujeito Composto
- d) Sujeito Oculto
- Identifique o tipo de sujeito na frase: “Nós chegamos tarde ao evento.”
- Classifique o sujeito da seguinte frase: “Os livros e os cadernos estavam espalhados pela mesa.”
- Identifique o sujeito e classifique-o: “Estão faltando voluntários para o evento.”
- Na frase: “Os professores corrigiram as provas”, qual o tipo de sujeito?
- Classifique o sujeito da frase: “Parece que vai chover.”
- Explique a diferença entre sujeito simples e sujeito composto, fornecendo exemplos.
- Dê exemplos de frases com sujeito oculto e sujeito indeterminado, explicando o que os diferencia.
- Analise a frase “Eles discutiram o projeto com entusiasmo” e explique como o sujeito está expresso.
- Reescreva a frase “É necessário ter mais atenção” de modo que o sujeito seja determinado.
- Escreva uma frase com sujeito indeterminado e explique como ele está caracterizado.
Gabarito
- a) Sujeito Simples
- d) Sujeito Composto
- a) Sujeito Indeterminado
- b) Saímos cedo da reunião.
- a) Sujeito Indeterminado
- Sujeito simples: “Nós”.
- Sujeito composto: “Os livros e os cadernos”.
- Sujeito simples: “voluntários”.
- Sujeito simples: “Os professores”.
- Sujeito indeterminado: “Parece”.
- Sujeito simples tem um núcleo, como “O aluno correu.” Já o sujeito composto tem dois ou mais núcleos, como “O aluno e o professor correram.”
- Sujeito oculto: “Fizemos o trabalho.” (Quem fez é subentendido, ou seja, o pronome “nós” está oculto.)
Sujeito indeterminado: “Vive-se bem aqui.” (Não se sabe exatamente quem vive bem.) - O sujeito “Eles” está expresso de forma clara, sendo um sujeito simples.
- Reescrita: “Os alunos precisam ter mais atenção.” Agora o sujeito está determinado.
- Frase: “Fala-se muito sobre o caso.” O sujeito é indeterminado, pois não se especifica quem fala.
Atividade em PDF
Esperamos que estes exercícios auxiliem no processo de ensino e aprendizado dos tipos de sujeito. Ao abordar diferentes formatos de questões, os alunos poderão entender de forma mais clara e prática o papel que o sujeito desempenha na construção das frases. Sinta-se à vontade para adaptar estas atividades conforme a necessidade de sua turma, e aproveite para explorar o conteúdo de forma dinâmica e interativa em sala de aula.