Olá, professores!
Sabemos que, no 5º ano do ensino fundamental, os alunos estão prontos para enfrentar desafios matemáticos mais complexos que estimulam o pensamento crítico e a resolução de problemas em múltiplas etapas. Pensando nisso, elaboramos uma série de atividades matemáticas especialmente desenvolvidas para esta faixa etária. Estas atividades visam aprofundar o entendimento dos alunos sobre os conceitos matemáticos, incentivando-os a aplicar suas habilidades em situações práticas e desafiadoras. Esperamos que este material seja um recurso valioso para enriquecer suas aulas e engajar seus alunos no aprendizado da matemática.
Atividades de Matemática – 5º Ano
- João tem um terreno retangular que mede 12 metros de comprimento e 9 metros de largura. Ele quer cercar todo o terreno com uma cerca. Quantos metros de cerca João precisará comprar?Resposta: João precisará de 42 metros de cerca.
Cálculo: Perímetro = 2 x (comprimento + largura) = 2 x (12 + 9) = 2 x 21 = 42 metros
- Ana está organizando uma festa e comprou 5 caixas de refrigerantes. Cada caixa contém 24 latas. Se ela espera 60 convidados, quantas latas de refrigerante cada convidado poderá beber, assumindo que todos bebam a mesma quantidade?Resposta: Cada convidado poderá beber 2 latas de refrigerante.
Cálculo: Total de latas = 5 x 24 = 120 latas; 120 ÷ 60 = 2 latas por convidado
- Um livro tem 350 páginas. Pedro leu 1/5 do livro na segunda-feira e 2/5 na terça-feira. Quantas páginas faltam para ele terminar o livro?Resposta: Faltam 140 páginas para Pedro terminar o livro.
Cálculo: Páginas lidas = (1/5 + 2/5) x 350 = (3/5) x 350 = 210 páginas; Páginas restantes = 350 – 210 = 140 páginas
- Em uma escola, 2/3 dos alunos participam de atividades extracurriculares. Se a escola tem 450 alunos, quantos alunos não participam de atividades extracurriculares?Resposta: 150 alunos não participam de atividades extracurriculares.
Cálculo: Alunos que participam = (2/3) x 450 = 300 alunos; Alunos que não participam = 450 – 300 = 150 alunos
- Uma fábrica produz 1.250 peças por dia. Se os trabalhadores aumentarem a produção em 20%, quantas peças serão produzidas por dia?Resposta: Serão produzidas 1.500 peças por dia.
Cálculo: Aumento = 1.250 x 20% = 250 peças; Nova produção = 1.250 + 250 = 1.500 peças
- Maria tem R$ 200,00. Ela gastou 35% desse valor em roupas e 25% em livros. Quanto dinheiro sobrou para Maria?Resposta: Sobrou R$ 80,00 para Maria.
Cálculo: Gastos em roupas = R$ 200 x 35% = R$ 70; Gastos em livros = R$ 200 x 25% = R$ 50; Total gasto = R$ 70 + R$ 50 = R$ 120; Dinheiro restante = R$ 200 – R$ 120 = R$ 80
- Um caminhão transporta caixas que pesam 15 kg cada. Se o caminhão pode carregar até 4.500 kg, quantas caixas ele pode transportar em uma viagem?Resposta: O caminhão pode transportar 300 caixas em uma viagem.
Cálculo: Número de caixas = 4.500 kg ÷ 15 kg/caixa = 300 caixas
- Em um campeonato, cada vitória vale 3 pontos, cada empate vale 1 ponto e cada derrota 0 pontos. Se um time jogou 20 partidas, venceu 12, empatou 5 e perdeu o restante, quantos pontos esse time acumulou?Resposta: O time acumulou 41 pontos.
Cálculo: Pontos por vitórias = 12 x 3 = 36 pontos; Pontos por empates = 5 x 1 = 5 pontos; Total de pontos = 36 + 5 = 41 pontos
- Um tanque de água tem capacidade para 10.000 litros. Está atualmente com 7.250 litros. Quantos litros são necessários para encher o tanque completamente?Resposta: São necessários 2.750 litros para encher o tanque.
Cálculo: 10.000 litros – 7.250 litros = 2.750 litros
- Se um trem viaja a uma velocidade média de 80 km/h, quanto tempo levará para percorrer uma distância de 360 km?Resposta: Levará 4,5 horas para percorrer a distância.
Cálculo: Tempo = Distância ÷ Velocidade = 360 km ÷ 80 km/h = 4,5 horas
Esperamos que estas atividades sejam úteis em suas aulas e contribuam para o desenvolvimento das habilidades matemáticas de seus alunos do 5º ano. Incentive-os a ler atentamente cada problema, a identificar as informações relevantes e a planejar suas estratégias de resolução. Dessa forma, eles não apenas aprimoram suas habilidades matemáticas, mas também desenvolvem competências essenciais como o pensamento crítico e a resolução de problemas em situações do cotidiano.