Texto para Interpretação de Texto com Questões para 5º e 6º Ano

Bem-vindo(a), professor(a)! Nesta atividade de interpretação de texto para o 5º e 6º ano do ensino fundamental, trazemos um conteúdo envolvente e cuidadosamente elaborado para estimular a leitura e a compreensão de textos em seus alunos. O texto selecionado é adequado à faixa etária, com linguagem clara e objetiva, e os exercícios foram preparados para desenvolver as habilidades de interpretação e análise crítica dos estudantes.

Ao final disponibilizamos um arquivo em PDF pronto para imprimir e ser aplicado. Esperamos que essa atividade contribua para o aprendizado significativo em sala de aula e facilite seu planejamento pedagógico.

O mistério do Parque Encantado

Era uma vez um parque muito bonito e cheio de árvores grandes e flores coloridas. As crianças adoravam brincar ali, especialmente no balanço, que ficava no centro do parque. O que ninguém sabia é que, durante a noite, algo mágico acontecia: os brinquedos ganhavam vida! O escorregador se transformava em uma grande cobra de metal que deslizava suavemente, os balanços balançavam sozinhos, e o gira-gira rodava pelo parque inteiro.

Certa noite, a pequena Laura, que adorava o parque, resolveu espiar pela janela de sua casa para ver o que acontecia quando o parque ficava vazio. Quando o relógio bateu meia-noite, ela viu algo inacreditável: os brinquedos começaram a se mexer! Sem pensar duas vezes, Laura correu para o parque. Ao chegar lá, foi recebida por um balanço que a chamou para brincar. Laura subiu no balanço e sentiu uma alegria que nunca tinha sentido antes. O vento soprava suave e as estrelas brilhavam intensamente no céu. Ela estava vivendo uma aventura mágica!

Na manhã seguinte, Laura voltou ao parque com seus amigos e contou o que havia acontecido. Ninguém acreditou nela, mas isso não importava. Ela sabia que tinha vivido uma noite inesquecível e que o parque encantado continuaria guardando seus mistérios.

Exercícios de Interpretação

  1. Onde se passa a história?
    • a) No quintal da casa de Laura.
    • b) Em um parque encantado.
    • c) Em uma floresta.
    • d) Na escola de Laura.
  2. Qual era o brinquedo favorito das crianças no parque?
    • a) O escorregador.
    • b) O gira-gira.
    • c) O balanço.
    • d) O escorrega.
  3. O que acontecia no parque à noite?
    • a) As flores mudavam de cor.
    • b) Os brinquedos ganhavam vida.
    • c) O parque desaparecia.
    • d) As crianças iam brincar.
  4. O que Laura fez ao ver os brinquedos se mexendo?
    • a) Ficou com medo e voltou para casa.
    • b) Chamou seus amigos para ver.
    • c) Correu para o parque.
    • d) Gritou pela mãe.
  5. Como Laura se sentiu quando estava no balanço?
    • a) Triste.
    • b) Com medo.
    • c) Muito feliz.
    • d) Indiferente.
  6. Por que os amigos de Laura não acreditaram na história dela?
    • a) Eles nunca tinham visto os brinquedos se mexerem.
    • b) Eles estavam com medo do parque.
    • c) Eles não gostavam de Laura.
    • d) Eles já conheciam o parque encantado.
  7. O que Laura viu quando espiou pela janela de sua casa?
    • a) As árvores se mexendo.
    • b) Os brinquedos do parque se mexendo.
    • c) As estrelas brilhando intensamente.
    • d) Crianças brincando no parque.
  8. Por que o parque era especial para as crianças?
    • a) Porque ele era mágico à noite.
    • b) Porque tinha muitos brinquedos.
    • c) Porque ficava perto da casa de Laura.
    • d) Porque as árvores faziam sombra para elas.
  9. Qual foi a primeira coisa que Laura fez ao chegar ao parque à noite?
    • a) Brincou no gira-gira.
    • b) Subiu no escorregador.
    • c) Sentou no balanço.
    • d) Correu de volta para casa.
  10. O que podemos aprender com a história de Laura?
    • a) A magia está sempre ao nosso redor.
    • b) Nunca devemos contar histórias mágicas para os outros.
    • c) Brincar à noite é perigoso.
    • d) É importante fazer amigos.

Gabarito

  1. b) Em um parque encantado.
  2. c) O balanço.
  3. b) Os brinquedos ganhavam vida.
  4. c) Correu para o parque.
  5. c) Muito feliz.
  6. a) Eles nunca tinham visto os brinquedos se mexerem.
  7. b) Os brinquedos do parque se mexendo.
  8. a) Porque ele era mágico à noite.
  9. c) Sentou no balanço.
  10. a) A magia está sempre ao nosso redor.

Esperamos que essa atividade de interpretação de texto ajude você, professor(a), a incentivar a curiosidade e o prazer pela leitura em seus alunos. Com questões que exploram diferentes aspectos do texto, desde a compreensão literal até a inferência, essa proposta é uma excelente ferramenta para desenvolver as habilidades interpretativas das crianças. Aproveite para discutir em sala de aula as diferentes respostas e criar um ambiente de aprendizagem colaborativa e divertida!

Veja Mais Atividades de Português para o 5º Ano

Veja Mais Atividades de Português para o 6º Ano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima