Leitura e Interpretação de Texto sobre Primavera para 7º a 9º Ano

A troca de estações é um ótimo tema para trabalhar em sala de aula com os alunos dos anos finais do ensino fundamental, especialmente quando se busca conectar o conteúdo escolar ao cotidiano e à natureza. Este material oferece um texto adaptado para o 7º, 8º e 9º anos, focando na chegada da primavera e suas implicações ambientais e sociais, além de 10 exercícios de interpretação de texto que podem ser aplicados diretamente em sala de aula.


Texto: A Primavera e o Impacto nas Nossas Vidas

A chegada da primavera marca não apenas uma mudança climática, mas também uma transformação no comportamento humano. As temperaturas começam a subir, o ar fica mais úmido e os dias se tornam mais longos. Para muitos, essa é uma época de renovação, onde as pessoas se sentem mais dispostas a realizar atividades ao ar livre, como esportes, passeios e momentos de lazer em família.

Entretanto, essa estação também revela desafios, especialmente para as grandes cidades. Com a maior concentração de poluentes no ar e a elevação da temperatura, surgem problemas respiratórios que afetam a população, principalmente nas áreas urbanas. Além disso, as chuvas mais frequentes, típicas da primavera, podem causar enchentes em locais mal planejados ou sem infraestrutura adequada.

Por outro lado, a primavera é um lembrete da nossa relação com o meio ambiente. O florescer das plantas e o aumento da fauna local nos mostram como a natureza se adapta e renasce após um período mais frio e desafiador. As árvores, que perderam suas folhas no outono, voltam a se cobrir de verde, e os pássaros que migraram retornam, completando o ciclo da vida.

Esse período do ano é também uma oportunidade para refletir sobre a sustentabilidade e o impacto das nossas ações no meio ambiente. Se por um lado a primavera nos oferece a beleza natural, por outro ela nos alerta para os danos causados pelo desmatamento, a poluição e o aquecimento global, que podem comprometer esse equilíbrio delicado.


Exercícios de Interpretação de Texto com Gabarito

  1. Como o texto descreve a transformação no comportamento humano durante a primavera?
    • (A) As pessoas ficam mais reservadas
    • (B) Há um aumento nas atividades ao ar livre
    • (C) As pessoas preferem ficar em casa
    • (D) Não há mudanças no comportamento humano
    Gabarito: (B)
  2. Quais são os principais desafios que a primavera traz para as grandes cidades?
    • (A) Poluição e problemas respiratórios
    • (B) Aumento da criminalidade
    • (C) Mudança no clima e violência
    • (D) Férias escolares
    Gabarito: (A)
  3. Por que o texto afirma que a primavera é um ‘lembrete da nossa relação com o meio ambiente’?
    • (A) Porque a estação nos faz perceber a beleza da natureza e seus ciclos
    • (B) Porque a primavera é a estação mais fria
    • (C) Porque é o período em que mais desmatamos
    • (D) Porque a primavera não tem impacto no meio ambiente
    Gabarito: (A)
  4. Quais são os impactos das chuvas mais frequentes durante a primavera nas cidades?
    • (A) As chuvas melhoram a infraestrutura urbana
    • (B) As chuvas frequentes causam enchentes em áreas sem planejamento adequado
    • (C) As chuvas não têm nenhum impacto
    • (D) As chuvas são benéficas para todas as cidades
    Gabarito: (B)
  5. De acordo com o texto, qual é a relação entre a primavera e a sustentabilidade?
    • (A) A primavera mostra como as mudanças climáticas são inevitáveis
    • (B) A primavera nos lembra da importância de ações sustentáveis para manter o equilíbrio natural
    • (C) A primavera não está relacionada à sustentabilidade
    • (D) A primavera promove o desmatamento
    Gabarito: (B)
  6. O que o texto destaca como um alerta da primavera em relação ao meio ambiente?
    • (A) A poluição e o aquecimento global
    • (B) A preservação da fauna e flora
    • (C) O aumento das atividades humanas ao ar livre
    • (D) O surgimento de novas tecnologias
    Gabarito: (A)
  7. Como o ciclo de vida dos animais e plantas é afetado pela primavera, segundo o texto?
    • (A) Eles desaparecem por completo
    • (B) A primavera representa uma fase de renascimento, com o retorno das folhas e a migração de pássaros
    • (C) A primavera é a estação mais hostil para a vida
    • (D) Não há nenhuma mudança na vida dos animais e plantas
    Gabarito: (B)
  8. Explique como a primavera pode ser vista como uma oportunidade para refletir sobre questões ambientais.Resposta sugerida: A primavera nos lembra da importância de preservar o meio ambiente, mostrando a beleza natural e alertando para os danos causados por ações humanas como desmatamento e poluição.
  9. Como o comportamento nas áreas urbanas é afetado pela chegada da primavera, de acordo com o texto?Resposta sugerida: Com o aumento das temperaturas e a umidade, surgem problemas como poluição e doenças respiratórias, além das enchentes causadas pelas chuvas mais frequentes.
  10. O que o texto sugere sobre a relação entre o florescer das plantas e o ciclo natural?Resposta sugerida: O florescer das plantas é parte do ciclo natural da vida, representando o renascimento e adaptação da natureza após um período mais frio.

Arquivo em PDF da Atividade

Esperamos que este conteúdo sobre a chegada da primavera e seus impactos, tanto ambientais quanto sociais, enriqueça suas aulas com alunos dos anos finais do ensino fundamental. Os exercícios propostos foram pensados para estimular o pensamento crítico e promover discussões sobre a relação do ser humano com o meio ambiente. Aproveite para trabalhar essas questões com seus alunos!

Veja mais atividades de Português para o 7º Ano

Veja mais atividades de Português para o 8º Ano

Veja mais atividades de Português para o 9º Ano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima