Interpretação de texto sobre a queimada em SP para 6º e 7º ano

As atividades de interpretação de texto são essenciais para o desenvolvimento das habilidades de leitura e compreensão dos alunos. Por meio delas, os estudantes são incentivados a analisar, refletir e interpretar as informações apresentadas, melhorando sua capacidade de entender diferentes tipos de textos. Neste post, trazemos questões de interpretação de texto focadas no tema das queimadas em São Paulo, especialmente elaboradas para alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental.

Texto: Imagens de satélite mostram terra destruída por queimadas no interior de São Paulo

São Paulo enfrenta o pior mês de agosto em números de focos de queimadas desde 1998 segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), ano em que a medição iniciou. Imagens de satélite mostram a tragédia ambiental e impressionam pelo tamanho da destruição causada pelo fogo.

As imagens são do Planet Labs PBC, e foram cedidas ao Terra. Nelas, é possível ver o tamanho do estrago causado após o avanço das queimadas no último dia 23, em Altinópolis, no interior paulista.

Satélite queimadas interiro sp

Áreas verdes ganharam tons amarronzados e cinzas após serem cobertas pela fumaça. Nas imagens de satélite, também é possível ver que mesmo onde o fogo já passou, ainda há algum resquício de chamas.

Cidades de São Paulo enfrentaram o fogo no último final de semana. No total, 48 municípios ficaram em alerta máximo, conforme informações do governo do estado. Funcionários do Ibama se reuniram em Brasília com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, para anunciar novas medidas.

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) estimou que os prejuízos causados pelas queimadas em São Paulo ultrapassem o montante de R$ 1 bilhão. Em entrevista à GloboNews, na segunda-feira, 26, Tarcísio ponderou que o setor do agronegócio e, principalmente, da produção de cana-de-açúcar serão os mais afetados pelos incêndios.

Fonte: Terra (27 de agosto de 2024)

Questões de Múltipla Escolha

1. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), qual é o mês de agosto com o maior número de focos de queimadas em São Paulo desde o início da medição?
a) 2020
b) 2023
c) 2024
d) 1998

2. O que as imagens de satélite mostram sobre as áreas afetadas pelas queimadas?
a) As áreas verdes continuam preservadas.
b) As áreas verdes foram cobertas pela fumaça, ganhando tons amarronzados e cinzas.
c) Não houve grandes mudanças visíveis.
d) As áreas afetadas pelas queimadas foram recuperadas rapidamente.

3. Em que data as queimadas avançaram em Altinópolis, no interior de São Paulo, conforme o texto?
a) 23 de julho
b) 23 de agosto
c) 26 de agosto
d) 1º de setembro

4. Qual setor econômico, segundo o governador Tarcísio de Freitas, será mais prejudicado pelas queimadas em São Paulo?
a) Indústria automobilística
b) Produção de soja
c) Setor do agronegócio, especialmente a produção de cana-de-açúcar
d) Turismo

Gabarito

  1. c) 2024
  2. b) As áreas verdes foram cobertas pela fumaça, ganhando tons amarronzados e cinzas.
  3. b) 23 de agosto
  4. c) Setor do agronegócio, especialmente a produção de cana-de-açúcar

Questões Dissertativas

Por que as queimadas em São Paulo, mencionadas no texto, são consideradas uma tragédia ambiental?

Quais são as possíveis consequências ambientais e sociais das queimadas em grande escala, como as que ocorreram em São Paulo, mencionadas no texto?

Como as autoridades estão lidando com as queimadas e o que você acha que poderia ser feito para evitar que elas aconteçam com tanta frequência?

Explique como as queimadas podem afetar o setor do agronegócio, especialmente na produção de cana-de-açúcar, e por que isso é preocupante para a economia de São Paulo.


A prática constante de atividades de interpretação de texto é fundamental para o aprimoramento da leitura crítica e da capacidade de análise dos alunos. Esperamos que essas questões contribuam para enriquecer o processo de aprendizagem e despertem o interesse dos estudantes por temas atuais e relevantes, como o impacto das queimadas no Brasil. Continue acompanhando nossos posts para mais atividades educativas.

Veja Mais Atividades de Português para o 6º Ano

Veja Mais Atividades de Português para o 7º Ano

2 comentários em “Interpretação de texto sobre a queimada em SP para 6º e 7º ano”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima