Os números inteiros são um dos pilares fundamentais da matemática, especialmente no 7º ano do Ensino Fundamental. Compreender e trabalhar com números negativos e positivos é essencial para o desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos. Pensando nisso, preparamos uma série de atividades práticas e variadas que os professores podem aplicar diretamente em sala de aula ou usar como inspiração para suas aulas. Essas atividades foram elaboradas para promover a participação ativa dos alunos e facilitar a compreensão do tema.
Atividade sobre Números Inteiros
1. Complete a sequência numérica
Preencha os espaços com os números inteiros que faltam:
- a) -5, ___, -3, ___, -1, 0, ___, 2
- b) ___, -8, ___, -6, ___, -4, ___
2. Operações com números inteiros
Resolva as operações abaixo:
- a) (-8) + 5 = ___
- b) 7 – (-3) = ___
- c) (-6) × (-4) = ___
- d) 20 ÷ (-5) = ___
3. Resolva as expressões
- a) (-3) + [7 × (-2)] = ___
- b) (-10) ÷ 2 + 5 = ___
- c) [(-4) + 3] × (-2) = ___
4. Problema contextualizado
Durante uma caminhada, João subiu 10 metros, depois desceu 15 metros, e em seguida subiu mais 8 metros. Qual é a posição final de João em relação ao ponto inicial?
5. Verdadeiro ou falso
Classifique as afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):
- a) O número zero é um número inteiro positivo. (___)
- b) A soma de dois números inteiros negativos sempre resulta em um número positivo. (___)
- c) O produto de dois números negativos é positivo. (___)
- d) A subtração de um número inteiro negativo equivale a somar o número oposto. (___)
6. Ordene os números
Organize os números em ordem crescente:
- 5, -7, 3, -2, 0, -8, 10
7. Situação-problema
Em um jogo, um jogador começou com 0 pontos. Ele perdeu 12 pontos, depois ganhou 20 pontos e, por fim, perdeu 8 pontos. Quantos pontos ele possui agora?
Gabarito
- Complete a sequência numérica
- a) -4, -3, -2
- b) -9, -7, -5
- Operações com números inteiros
- a) -3
- b) 10
- c) 24
- d) -4
- Resolva as expressões
- a) -17
- b) 0
- c) -2
- Problema contextualizado
- Posição final: +3 metros.
- Verdadeiro ou falso
- a) F
- b) F
- c) V
- d) V
- Ordene os números
- -8, -7, -2, 0, 3, 5, 10
- Situação-problema
- Pontuação final: 0 pontos.
Conclusão
Trabalhar com números inteiros pode ser um desafio para os alunos, mas atividades bem elaboradas tornam o aprendizado mais envolvente e eficiente. Esperamos que essas propostas sejam úteis em suas aulas e ajudem os estudantes a dominar o tema. Fique à vontade para adaptar as questões conforme a necessidade da turma e enriquecer ainda mais o aprendizado.