Desenvolver o raciocínio lógico em alunos do Fundamental II é essencial melhorar suas habilidades de resolução de problemas e pensamento crítico. Esta atividade oferece 10 exercícios que desafiam os alunos de maneiras variadas, incentivando a análise cuidadosa e a criatividade na busca por soluções. Professores podem utilizar esses exercícios como parte das atividades diárias em sala de aula ou como tarefa para consolidar o aprendizado.
1. Sequência Numérica: Observe a sequência a seguir e determine qual número completa corretamente a série:
3, 6, 12, 24, ___.
a) 30
b) 36
c) 48
d) 60
2. Lógica das Cores: Ana, Beatriz e Carlos estão usando camisetas de cores diferentes: vermelha, azul e verde. Sabemos que:
Qual a cor da camiseta de Ana?
a) Vermelha
b) Azul
c) Verde
d) Não é possível determinar
3. Palitos de Fósforo: Quantos palitos de fósforo são necessários para formar quatro quadrados de tamanhos iguais, sem quebrar nenhum palito?
a) 6
b) 8
c) 10
d) 12
4. Problema dos Amigos: Cinco amigos (Alex, Bruno, Carla, Daniela e Eduardo) estavam em uma corrida. Sabemos que Alex chegou antes de Bruno, mas depois de Carla. Daniela foi a última a chegar, e Eduardo chegou depois de Alex. Quem foi o segundo a cruzar a linha de chegada?
a) Carla
b) Alex
c) Bruno
d) Eduardo
5. Quebra-cabeça das Frutas: Em uma cesta, há 10 maçãs, 5 bananas e 4 laranjas. Se você pegar 3 frutas aleatórias, qual é a probabilidade de todas serem maçãs?
a) 1/6
b) 1/9
c) 1/12
d) 1/20
6. Desafio dos Cubos: Maria tem 64 cubos pequenos que formam um grande cubo. Ela decide pintar apenas as faces externas do grande cubo. Quantos cubos pequenos terão todas as faces pintadas?
a) 8
b) 16
c) 24
d) 32
7. Desafio das Idades: Ana, Beatriz e Carlos têm, respectivamente, 8, 12 e 16 anos. Daqui a quantos anos a soma das idades de Ana e Beatriz será igual à idade de Carlos?
a) 2 anos
b) 4 anos
c) 6 anos
d) 8 anos
8. Quem é o mais velho? Em uma família, João é mais velho que Pedro, e Pedro é mais novo que Mariana. Sabemos também que Pedro é mais velho que Ana. Quem é o mais novo?
a) João
b) Mariana
c) Ana
d) Pedro
9. Caminhos Possíveis: Uma formiga está em uma sala com quatro portas. Cada porta leva a um corredor diferente. Se a formiga decidir aleatoriamente qual porta escolher, qual é a probabilidade de ela escolher a porta correta que a leva para fora da sala, sendo que apenas uma é a saída?
a) 1/2
b) 1/3
c) 1/4
d) 1/5
10. Desafio dos Triângulos: Quantos triângulos diferentes podem ser formados com as seguintes medidas de lados: 5 cm, 6 cm e 10 cm?
a) 1
b) 2
c) 3
d) Não é possível formar um triângulo
Estes exercícios de raciocínio lógico são uma excelente maneira de engajar os alunos e promover o pensamento crítico de maneira criativa e variada. Ao utilizar diferentes tipos de problemas, os professores conseguem manter a atenção dos alunos, ao mesmo tempo em que os ajudam a desenvolver habilidades importantes para o aprendizado em diversas áreas do conhecimento. Sinta-se à vontade para adaptar essas atividades à realidade de sua turma.
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Erradíssima a 4) questão! Resposta correta: ALEX