Atividade de Multiplicação e Divisão Matemática para 6º Ano

A multiplicação e a divisão são pilares essenciais da matemática, especialmente no 6º ano, onde os alunos começam a lidar com problemas mais desafiadores que envolvem raciocínio lógico e aplicações práticas. Para ajudar os professores, criamos uma série de 16 exercícios elaborados que envolvem situações do cotidiano, estimulando a reflexão e o uso de estratégias matemáticas. Esses exercícios podem ser aplicados em sala de aula ou adaptados para reforço individual.


Exercícios de Multiplicação e Divisão

  1. Uma fábrica produz 345 brinquedos por dia. Quantos brinquedos serão produzidos em 25 dias?
  2. Um caminhão transporta 1.200 kg de carga em uma viagem. Em quantas viagens ele precisará para transportar 15 toneladas de carga?
  3. Um evento tem 360 cadeiras organizadas em fileiras iguais. Cada fileira tem 18 cadeiras. Quantas fileiras foram organizadas?
  4. Uma escola arrecadou 2.856 livros para doar a 12 instituições. Quantos livros cada instituição receberá se a divisão for igual?
  5. Uma empresa produz 2.340 caixas de suco por semana. Quantas caixas serão produzidas em 8 semanas?
  6. Uma bicicleta custa R$ 1.320,00 e pode ser comprada em 12 parcelas iguais. Qual é o valor de cada parcela?
  7. Um grupo de amigos viajou 4.200 km de carro, dividindo a distância igualmente entre 6 motoristas. Quantos quilômetros cada motorista percorreu?
  8. Um mercado vende 450 pacotes de arroz por mês. Quantos pacotes ele venderá em 18 meses?
  9. Uma biblioteca está dividindo 1.728 livros igualmente entre 24 estantes. Quantos livros cada estante terá?
  10. Uma indústria embalou 6.300 garrafas de água em caixas com capacidade para 30 garrafas cada. Quantas caixas foram usadas?
  11. Uma família consome 72 litros de leite por mês. Quantos litros essa família consumirá ao longo de 3 anos?
  12. Uma loja distribuiu 9.600 cupons de desconto para 12 filiais. Cada filial recebeu a mesma quantidade. Quantos cupons cada filial recebeu?
  13. Um agricultor colheu 24.560 kg de trigo em 8 semanas. Qual foi a média semanal da colheita?
  14. Uma empresa quer imprimir 4.500 folhetos e dividir a impressão igualmente entre 15 gráficas. Quantos folhetos cada gráfica imprimirá?
  15. Uma fazenda colheu 27.750 laranjas e as organizou em sacos com 150 laranjas cada. Quantos sacos foram necessários?
  16. Uma loja vendeu 2.880 ingressos em 30 dias. Qual foi a média de ingressos vendidos por dia?

Gabarito

  1. 8.625 brinquedos
  2. 13 viagens
  3. 20 fileiras
  4. 238 livros
  5. 18.720 caixas
  6. R$ 110,00 por parcela
  7. 700 km
  8. 8.100 pacotes
  9. 72 livros
  10. 210 caixas
  11. 2.592 litros
  12. 800 cupons
  13. 3.070 kg
  14. 300 folhetos
  15. 185 sacos
  16. 96 ingressos

Conclusão

Esses exercícios oferecem aos professores uma abordagem prática e desafiadora para ensinar multiplicação e divisão no 6º ano, conectando os conceitos matemáticos ao cotidiano dos alunos. Ao aplicá-los, os estudantes terão a oportunidade de desenvolver habilidades essenciais de cálculo e interpretação de problemas.

Veja mais atividades de matemática para 6º Ano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima