Publicidade
Atividades de Português

Fábula para Interpretação 6º Ano com Gabarito

Publicidade
Publicidade

Nesta atividade de interpretação de texto, os alunos do 6º ano terão a oportunidade de trabalhar com uma fábula, um gênero textual rico em ensinamentos e que estimula a reflexão crítica.

A atividade foi cuidadosamente elaborada para promover o desenvolvimento das habilidades de leitura e compreensão textual, sendo ideal para aplicar em sala de aula ou como tarefa para casa. Aproveite este recurso como uma ferramenta para engajar seus alunos no aprendizado de forma divertida e educativa.


Fábula: A Raposa e o Corvo

Era uma vez uma raposa que estava caminhando pela floresta quando viu um corvo pousado em uma árvore com uma grande pepita de ouro no bico. A raposa, astuta como era, pensou em um jeito de pegar a pepita para si.

Ela então disse:
— Bom dia, Sr. Corvo! Que penas maravilhosas você tem! Com certeza, deve ter também uma bela voz. Você poderia me encantar com uma canção?

O corvo, envaidecido com os elogios, abriu o bico para cantar. E a pepita de ouro, claro, caiu direto no chão. A raposa rapidamente pegou a pepita e disse:
— Muito obrigada, Sr. Corvo! Que bom que você tem uma voz tão bonita, mas sua vaidade custou o seu tesouro.

Moral da história: Não se deixe levar pela vaidade, pois ela pode nos fazer perder o que temos de mais precioso.

Exercícios de Interpretação

  1. Qual era o objetivo da raposa ao elogiar o corvo?
    a) Fazer amizade com o corvo
    b) Conseguir a pepita de ouro
    c) Cantar junto com o corvo
    d) Ajudar o corvo a cantar melhor
  2. O que motivou o corvo a abrir o bico e deixar a pepita cair?
    a) Ele queria mostrar sua voz
    b) Ele estava com fome
    c) Ele queria impressionar a raposa
    d) Ele estava com medo da raposa
  3. Qual é a lição que a fábula ensina?
    a) Nunca confiar nos outros
    b) Cantar sempre que possível
    c) Não ser vaidoso
    d) Compartilhar o que temos com os outros
  4. No início da história, como a raposa demonstrou sua inteligência?
    a) Elogiando o corvo para pegar a pepita de ouro
    b) Fingindo que estava com fome
    c) Chamando outros animais para ajudá-la
    d) Cantando para o corvo
  5. O que teria acontecido se o corvo não tivesse caído na armadilha da raposa?
    a) Ele teria continuado com a pepita
    b) A raposa teria cantado
    c) A raposa teria encontrado outra pepita
    d) O corvo teria dado a pepita à raposa
  6. “Vaidade” é uma palavra que, no contexto da fábula, significa:
    a) Generosidade
    b) Orgulho excessivo
    c) Bondade
    d) Inteligência
  7. O que a raposa disse ao corvo para convencê-lo a cantar?
    a) Que ele tinha uma voz bonita
    b) Que ela estava com fome
    c) Que ele era o rei dos pássaros
    d) Que a pepita era dela
  8. Como você acha que o corvo se sentiu após perder a pepita? Justifique sua resposta.
  9. Imagine que o corvo tivesse pensado antes de agir. Como ele poderia ter evitado o truque da raposa?
  10. Você já se deixou levar por elogios e depois se arrependeu? Relate uma experiência semelhante à do corvo.

Gabarito:

  1. b) Conseguir a pepita de ouro
  2. c) Ele queria impressionar a raposa
  3. c) Não ser vaidoso
  4. a) Elogiando o corvo para pegar a pepita de ouro
  5. a) Ele teria continuado com a pepita
  6. b) Orgulho excessivo
  7. a) Que ele tinha uma voz bonita
  8. Resposta pessoal
  9. Resposta pessoal
  10. Resposta pessoal

Atividade da Fábula em PDF


Esta atividade de interpretação de texto permite aos alunos refletirem sobre as consequências da vaidade e a importância de não se deixar levar por elogios superficiais. Além de trabalhar a compreensão leitora, a fábula oferece uma oportunidade de discutir valores e comportamento. Esperamos que essa atividade inspire debates produtivos em sala de aula e contribua para o desenvolvimento crítico dos alunos.

Veja mais atividades como esta para 6º Ano

Publicidade
Compartilhar
Tec Sala de Aula

O Tec Sala de Aula oferece soluções práticas para o dia a dia do professor, oferecendo recursos e dicas educacionais.

Posts recentes

  • Atividades de Português

Interpretação de Texto: Mudanças na Temperatura Média do Planeta

Prezados professores, Esta atividade de interpretação de texto é destinada aos alunos do 5º ao… Ler mais

27 de fevereiro de 2025
  • Atividades de Português

Atividade de Interpretação de Texto: Aurora Boreal no Brasil?

Prezados professores, Apresentamos uma atividade de interpretação de texto destinada aos alunos do 7º ao… Ler mais

26 de fevereiro de 2025
  • Atividades de Português

Interpretação de Texto: Eclipse da Lua de Sangue para 7º a 9º Ano

Prezados professores, Apresentamos uma atividade de interpretação de texto destinada aos alunos do 7º ao… Ler mais

24 de fevereiro de 2025
  • Atividades de Português

Atividade de Interpretação de Texto sobre Carnaval – 6º ao 9º Ano

O Carnaval é uma das festas mais populares do Brasil e pode ser um ótimo… Ler mais

21 de fevereiro de 2025
  • Alfabetização

Atividades de Pintura e Colagem para Carnaval

Trabalhar com pintura e colagem é uma excelente forma de estimular a criatividade, coordenação motora… Ler mais

20 de fevereiro de 2025
  • Alfabetização

Atividade de Carnaval para Educação Infantil

O Carnaval é uma festividade cheia de cores, ritmos e alegria, e pode ser uma… Ler mais

17 de fevereiro de 2025
Publicidade